Anápolis anuncia que vai desobrigar uso de máscaras em todos os locais da cidade

De acordo com prefeito Roberto Naves (PP), novo decreto é baseado em estudos técnicos

Postado em: 12-03-2022 às 15h19
Por: Augusto Diniz
Imagem Ilustrando a Notícia: Anápolis anuncia que vai desobrigar uso de máscaras em todos os locais da cidade
De acordo com prefeito Roberto Naves (PP), novo decreto é baseado em estudos técnicos | Foto: Reprodução/Instagram

O prefeito de Anápolis, Roberto Naves (PP), usou sua conta no Instagram no início da tarde deste sábado (12/3) para informar a população anapolina que a cidade acabou com a obrigatoriedade do uso da máscara em todos os ambientes da cidade. A nova decisão será publicada em um novo decreto municipal assinado por Naves ainda hoje.

“Daqui a pouco nós vamos ter um decreto, que vai ser publicado, onde nós vamos desobrigar a utilização das máscaras. Ou seja, quem quiser usar vai poder usar, quem não quiser usar não precisa mais usar, de acordo com os estudos técnicos feitos pela Secretaria Municipal de Saúde”, afirmou o prefeito de Anápolis.

Em seguida, Naves agradeceu a todos os profissionais de saúde de Anápolis e de outros municípios “que enfrentaram essa pandemia” de covid-19. “Quero agradecer a toda população anapolina, que sempre colaborou muito. Mediante todo momento e em qualquer problema que surgiu.”

Continua após a publicidade

No final do vídeo, o prefeito de Anápolis reforçou que o uso da máscara na cidade agora é facultativo, mas fez um alerta: “A vacina é importante e nós precisamos avançar cada vez mais no que diz respeito à vacinação para que a gente fique protegido à covid-19. Para que a gente possa ter as nossas vidas de volta de uma forma bem permanente”.

Decreto

Publicado no Diário Oficial do Município de Anápolis deste sábado, o Decreto número 47.392, de 11 de março de 2022, diz o seguinte em seu artigo 1º: “Torna facultativo o uso de máscaras faciais para o acesso e permanência de indivíduos nas dependências dos estabelecimentos industriais, comerciais e de prestação de serviços, bem como nas unidades e órgãos públicos e demais locais, ambientes e veículos de uso público restrito ou controlado, no âmbito do Município de Anápolis”.

O decreto que liberou o uso de máscaras em Anápolis se baseou na Nota Técnica número 3, de 11 de março de 2022, da Secretaria Municipal de Saúde. “De maneira semelhante ao quadro epidemiológico nacional e estadual, existe uma franca percepção da forte diminuição de número de casos. […] Com relação à vacinação o município de Anápolis, já ultrapassou o percentual de 90% da população cadastrada com a primeira dose e de 75% desta mesma população com a segunda dose”, aponta o documento.

No final da nota técnica, a pasta lembra que a covid-19 “exibe comportamento dinâmico” e que “a pandemia ainda não se encerrou”. “O comportamento populacional pode refletir diretamente na evolução da doença. As definições agora tomadas podem ser revistas a qualquer momento.”

Veja Também