Quinta-feira, 28 de março de 2024

Com menos tradição em vendas, Semana do Consumidor pode aproximar comércio dos clientes

Fecomércio destaca a importância dos diferenciais no atendimento para a fidelização de clientes em lojas físicas

Postado em: 14-03-2022 às 08h33
Por: Maiara Dal Bosco
Imagem Ilustrando a Notícia: Com menos tradição em vendas, Semana do Consumidor pode aproximar comércio dos clientes
Fecomércio destaca a importância dos diferenciais no atendimento para a fidelização de clientes em lojas físicas | Foto: Reprodução

Com início hoje (14), a chamada “Semana do Consumidor” é mais uma data que objetiva movimentar, de forma positiva, o comércio. A Semana faz alusão ao Dia do Consumidor, celebrado no Brasil amanhã (15). Mesmo que com menos tradição e apelo do que datas como o Natal e a Black Friday, por exemplo, diversos segmentos aproveitam para oferecer descontos expressivos e contribuir para a retomada do comércio, que vem acontecendo de forma gradual, após dois anos do início da pandemia de Covid-19. 

Em Goiás, o presidente da  Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), Marcelo Baiocchi, destaca que, embora não haja tradição no comércio de a Semana do Consumidor ser forte em vendas, ela auxilia lojistas a estarem mais próximos dos clientes. “É uma data muito mais institucional, mas, com certeza, alguns comércios irão aproveitar a data para atrair os seus clientes, realizar vendas e assim aquecer o seu negócio”, afirma.

Baiocchi ressalta que 2022 começou bem, uma vez que a normalidade está voltando. “Estamos vendo os setores de comércio, serviço, turismo quase que dentro da normalidade de funcionamento. A pandemia está refluindo, há expectativas de virar uma endemia e, consequentemente, a vida voltar ao normal e isso é muito positivo na área do comércio, porque nós voltamos a atuar dentro do calendário que sempre praticamos”, frisa. 

Continua após a publicidade

Neste cenário, o presidente da Fecomércio afirma que a pandemia forçou o consumidor a conhecer um pouco mais do comércio eletrônico, que acaba concorrendo com o comércio formal. Entretanto, o atendimento presencial pode ser um diferencial para atrair a clientela. “O que o cliente busca hoje não é apenas produto, ele busca experiência, então a experiência no comércio pode fazer a diferença”, aponta Baiocchi.

Para ilustrar, ele exemplifica citando a Região da 44, em Goiânia. “Esse é o local em que as pessoas vão atraídas pelo grande número de ofertas de produtos, dos mais variados tipos, com uma concorrência salutar, com um preço bem atrativo, onde o consumidor consegue fazer as suas compras. Para isso, ele abandona ou prefere estar presencialmente, ao invés de comprar online, neste caso”, afirma Baiocchi. Para ele, a tendência é que o comércio possa se fortalecer cada vez mais como a melhor opção aos clientes, ofertando produtos bons e com preços atrativos.  

Procon

Em respeito à Lei de Acesso à Informação (LAI), o Procon Goiás divulgou, na última semana, os rankings de atendimento dos consumidores relativos ao mês de fevereiro de 2022. Segundo o órgão, o intuito é informar o consumidor sobre a conduta das empresas atuantes no Estado. 

O ranking é composto por dados das duas plataformas de atendimento do órgão, Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor), que reúne registros formalizados presencialmente e por telefone, e Procon Web, responsável pelas demandas registradas on-line.

A primeira lista é formada a partir de informações do Sindec, que totalizou 2205 acolhimentos de demandas registradas em dezembro. O rol reúne as 30 empresas que geraram maior número de reclamações e denúncias junto ao órgão no mês (985 do total). No topo está a Claro S/A (telefonia móvel), seguida pela Caixa Econômica Federal e Oi Móvel S/A. 

Já o segundo ranking corresponde, respectivamente, à soma do número de denúncias e reclamações registradas na plataforma Procon Web, quando os consumidores fazem os registros pela internet, totalizando 2429 denúncias e reclamações, além de 1772 bloqueios de telemarketing e 60 cálculos solicitados pelos consumidores. Em fevereiro, as três empresas que demandaram maior procura por meio da plataforma foram Claro Móvel, Enel e Vivo. 

Ao todo, considerando os números das duas plataformas (Sindec e Procon Web), foram realizados 4634 atendimentos no mês de fevereiro de 2022 pelo Procon Goiás. O superintendente do Procon Goiás, Alex Vaz, destaca que as listas podem servir para as empresas detectarem as principais críticas apresentadas pelos consumidores e desta forma repensarem sobre a qualidade dos produtos e serviços ofertados.

“Além da transparência dos dados colhidos pelo órgão e do seu caráter informativo, o ranking de reclamações tem o intuito de servir de termômetro para como o consumidor tem visto os fornecedores no estado. Acredito que desta forma as empresas podem detectar as principais críticas apresentadas e, assim, repensarem”, afirma o superintendente do Procon Goiás, Alex Vaz.

Veja Também