Casaco e guarda-chuva: Goiás pode registrar fortes chuvas nesta semana
As temperaturas mais baixas são devido as tempestades que começaram no fim de semana. Goianiense pode tirar a blusa de frio do guarda-roupa
Por: Alexandre Paes

Desde o último sábado (12) Goiânia tem registrado tempestades rápidas e bem intensas, e durante essa semana o cenário não deve ser diferente. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para chuvas intensas, e por isso o Goianiense deve ficar atento à possibilidade de chuvas acima do esperado, e não esquecer de levar o guarda-chuva e o casaco nos próximos dias.
De acordo com André Amorim, gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), desde a semana passada, o órgão alertou a Defesa Civil sobre os riscos de tempestades. “Nós tivemos um avanço de frente fria e aumento de nebulosidade que, combinados com o calor, possibilita as zonas de instabilidade,”, esclareceu.
Além disso André afirma que os pedestres devem ter uma atenção especial durante tempestades. “Por estar desprotegidos ou em locais extremamente abertos, deve-se ter muito cuidado com os fortes ventos que podem trazer objetos voando. Evite ficar de baixo de arvores ou de fiações da alta tensão para prevenir descargas elétricas”, relatou.
Atualmente a previsão é que o Estado receba um volume de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, com ventos intensos que podem chegar a 100 quilômetros por hora. Também há riscos de queda de energia elétrica, de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, a exemplo do que aconteceu no Aeroporto Santa Genoveva na segunda-feira (14/3). O local ficou três horas com voos suspensos após ser atingido por um raio.
As pancadas de chuvas devem permanecer até quinta-feira (17/3), e com o passar da frente fria, esses índices vão tendo menor intensidade. O tempo muda no final de semana e as chuvas serão de forma moderada e isolada, principalmente em áreas de convergência, onde o calor predomina durante o dia, e no fim da tarde e inicio da noite a chuva caia.