Casaco e guarda-chuva: Goiás pode registrar fortes chuvas nesta semana

As temperaturas mais baixas são devido as tempestades que começaram no fim de semana. Goianiense pode tirar a blusa de frio do guarda-roupa

Postado em: 15-03-2022 às 11h47
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Casaco e guarda-chuva: Goiás pode registrar fortes chuvas nesta semana
As temperaturas mais baixas são devido as tempestades que começaram no fim de semana. Goianiense pode tirar a blusa de frio do guarda-roupa | Foto: Alexandre Paes

Desde o último sábado (12) Goiânia tem registrado tempestades rápidas e bem intensas, e durante essa semana o cenário não deve ser diferente. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para chuvas intensas, e por isso o Goianiense deve ficar atento à possibilidade de chuvas acima do esperado, e não esquecer de levar o guarda-chuva e o casaco nos próximos dias.

De acordo com André Amorim, gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), desde a semana passada, o órgão alertou a Defesa Civil sobre os riscos de tempestades. “Nós tivemos um avanço de frente fria e aumento de nebulosidade que, combinados com o calor, possibilita as zonas de instabilidade,”, esclareceu.

Além disso André afirma que os pedestres devem ter uma atenção especial durante tempestades. “Por estar desprotegidos ou em locais extremamente abertos, deve-se ter muito cuidado com os fortes ventos que podem trazer objetos voando. Evite ficar de baixo de arvores ou de fiações da alta tensão para prevenir descargas elétricas”, relatou.

Continua após a publicidade

Atualmente a previsão é que o Estado receba um volume de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, com ventos intensos que podem chegar a 100 quilômetros por hora. Também há riscos de queda de energia elétrica, de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, a exemplo do que aconteceu no Aeroporto Santa Genoveva na segunda-feira (14/3). O local ficou três horas com voos suspensos após ser atingido por um raio.

As pancadas de chuvas devem permanecer até quinta-feira (17/3), e com o passar da frente fria, esses índices vão tendo menor intensidade. O tempo muda no final de semana e as chuvas serão de forma moderada e isolada, principalmente em áreas de convergência, onde o calor predomina durante o dia, e no fim da tarde e inicio da noite a chuva caia.

Veja Também