Desobrigação do uso de máscara em locais abertos em Goiânia será analisada pela Câmara

Mesmo antes da revogação da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos, algumas pessoas por conta própria não utilizam mais a proteção facial

Postado em: 16-03-2022 às 08h43
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Desobrigação do uso de máscara em locais abertos em Goiânia será analisada pela Câmara
Mesmo antes da revogação da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos, algumas pessoas por conta própria não utilizam mais a proteção facial | Foto: Pedro Pinheiro

Por Ítallo Antkiewicz

Foi lido na sessão de ontem (15) da Câmara Municipal o projeto de lei do prefeito Rogério Cruz que suspende a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial em Goiânia em ambientes abertos. O projeto que revoga a lei que obriga o uso de máscaras nesses locais da Capital deve ser votado na Câmara nesta semana. O prefeito enviou o texto ao legislativo goianiense na última sexta-feira (11).

“É importante lembrar que estamos usando máscaras sob uma lei. Enviamos à Câmara Municipal o projeto de lei que extingue o uso da máscara em ambientes abertos. Com certeza passará ainda esta semana”, afirmou o prefeito em entrevista coletiva na semana passada. Segundo o vereador Anselmo Pereira, o projeto deve ser votado hoje na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e, posteriormente, no mesmo dia, votado em plenário.

Continua após a publicidade

“Por se tratar de uma matéria que remete a uma questão da pandemia, a votação será em regime de urgência. Ou seja, amanhã se vota em primeira discussão, com o projeto sendo encaminhado para a Comissão de Saúde. A expectativa, portanto, é que o projeto seja aprovado na quinta-feira (17) e enviado ao prefeito para sanção e publicado no Diário Oficial do Município”, explicou o vereador.

O município justifica que a cobertura vacinal de duas doses contra a doença atingiu 75,3% da população acima de cinco anos de idade e que a recomendação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) é de deixar de exigir o uso da máscara em locais abertos, sem aglomeração, nas cidades com pelo menos 75% da população acima de cinco anos com esquema vacinal completo (Nota de Recomendação nº 2/2022 – SES/Suvisa-03084, de 10 de março de 2022). 

A matéria em tramitação na Câmara aponta que o cenário epidemiológico da Covid-19 vem apresentando melhoras, com reduções das médias móveis de casos de internação e de óbitos nas últimas quatro semanas. Também houve queda na positividade dos exames RT-PCR e testes rápidos de antígenos e na ocupação de leitos destinados à Covid-19. 

O deputado estadual Delegado Humberto Teófilo apresentou, no último dia 8, um projeto de lei à Assembleia de Legislativa de Goiás (Alego), com o objetivo de tornar facultativo o uso de máscara de proteção facial individual tanto para ambientes abertos, quanto para ambientes fechados, em Goiás.

De acordo com o parlamentar, o fim da exigência da utilização do item de prevenção se justifica pelo avanço da vacinação contra a covid-19 em Goiás, visto que, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), mais de 11.951.770 doses de vacinas já foram aplicadas no Estado, o que equivale a 76,68% da população. 

Além do fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos na capital, a prefeitura flexibilizou outras atividades, como ampliação da ocupação em eventos para 80% da capacidade e limite de 15 mil presentes. As normas de distanciamento entre bancas nas feiras livres e especiais também foram revistas.

Cenário favorável

No projeto, a Prefeitura argumenta que o cenário epidemiológico da Covid-19 vem apresentando melhoras, com reduções das médias móveis de casos de internação e de óbitos nas últimas quatro semanas. Também houve queda na positividade dos exames RT-PCR e testes rápidos de antígenos e na ocupação de leitos destinados à Covid-19.

“A limitação dos direitos individuais pelo poder público se faz importante quando há razão para tanto, ou seja, nos casos em que a curva do vírus encontra-se em situação crítica, de forma a comprometer a coletividade drasticamente. No entanto, em razão da melhora no quadro da Covid-19 por conta da vacinação, deve-se conferir liberdade para a população goianiense usar ou não a máscara, já que a compulsoriedade e a intervenção na esfera privada devem operar somente quando realmente se fizer indispensável”, afirma a Prefeitura.

Recomendação estadual

A decisão da Prefeitura de Goiânia segue a nota técnica do governo estadual, publicada no último dia 10. O documento recomenda às prefeituras de municípios que tenham atingido pelo menos 75% da população elegível para se vacinar (a partir de 5 anos), a liberar o uso da máscara em ambientes abertos.

A nota técnica justifica a decisão com base em um levantamento feito no interior de São Paulo. “Considerando estudo realizado no município de Serrana – SP, denominado Estudo S, conduzido pelo Instituto Butantan-SP, o qual apontou que “ o resultado mais importante foi entender que podemos controlar a pandemia mesmo sem vacinar toda a população, quando atingida a cobertura de 75%”, pontua.

Aparecida de Goiânia deve decidir sobre liberação do uso da proteção facial na semana que vem

O Comitê de Prevenção e Enfrentamento a Covid-19 de Aparecida de Goiânia irá se reunir nesta semana para analisar os dados da pandemia no município e avaliar a possibilidade de revogar a lei de obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos. O movimento segue tendência apontada pelo Governo de Goiás, que já indicou a liberação do uso da proteção já na próxima semana em alguns municípios do Estado.

Segundo o boletim divulgado pelo município no último dia 8, Aparecida de Goiânia conta com 281 casos ativos, que são monitorados pela telemedicina, oxímetros e exames ou hospitalizados. São 114.355 casos confirmados e 1.814 vieram a óbito por Covid-19, com um óbito confirmado nas últimas 24h. Dos 83 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ativos para tratamento da Covid-19 na rede pública municipal, 28 estão ocupados, indicando uma taxa de ocupação de 33,73%.

Empresários aparecidenses, por meio da Associação Comercial Industrial e Empresarial da Região Leste, protocolaram pedido para que a suspensão de obrigatoriedade para máscaras seja em espaço aberto e em estabelecimentos que não tenham aglomerações. Eles argumentam que o município tem um grande número de vacinados. Além disso, várias capitais e municípios estão discutindo o tema.

Uso de máscaras em Trindade se torna opcional em locais abertos

Foi publicado pela Prefeitura de Trindade, ontem (15), decreto  nº 430/22, que torna opcional o uso de máscaras em locais abertos e sem aglomerações no município. O documento segue a nota de recomendação emitida pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) e entra em vigor a partir de sua publicação.

No entanto, o prefeito recomenda a manutenção do uso dos itens de proteção em todos os ambientes para pessoas que possuírem comorbidades de alto risco, pessoas não vacinadas, com sintomas de síndrome gripal ou pessoas imunodeprimidas. A validade do documento está sujeita a revisão conforme a situação epidemiológica em Trindade. 

A determinação do uso opcional das máscaras faciais ocorre em detrimento do avanço da imunização no município. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até a última sexta-feira (11), já foram aplicadas mais de 231,8 mil doses da vacina contra o coronavírus, ao somar primeira, segunda e terceira doses.

Veja Também