Idosos “abandonados” pela família poderão ser acolhidos por outras pessoas em Goiânia

Os padrinhos vão poder adotar os idosos nos finais de semana e feriados

Postado em: 18-03-2022 às 14h45
Por: Augusto Sobrinho
Imagem Ilustrando a Notícia: Idosos “abandonados” pela família poderão ser acolhidos por outras pessoas em Goiânia
Os padrinhos vão poder adotar os idosos nos finais de semana e feriados | Foto: Reprodução/Governo de Goiás

Tramita na Câmara Municipal de Goiânia o Projeto de Lei 82/2022, do vereador Pedro Azulão Jr. (PSB), que incentiva a adoção de idosos nos finais de semana, feriados ou datas comemorativas. O parlamentar destaca que pessoas de terceira idade ficam “abandonadas”, em tempo integral, sob os cuidados de entidades assistenciais públicas ou privadas da capital.

“A ideia é que os idosos sejam retirados, mesmo que por breves momentos, do ambiente de solidão em que vivem, para serem incluídos no convívio social, dando-lhe afeto, solidariedade e amor, além de cuidados com a saúde”, acrescenta. Para isso, as pessoas interessadas no apadrinhamento deverão procurar os órgãos competentes para firmar compromisso jurídico sobre a sua disponibilidade

Também será necessário comprovar condições financeiras para proporcionar o acolhimento do idoso. O candidato deverá ser submetido a avaliação social e psicológica, a fim de aferir a capacitação necessária para o apadrinhamento. Por fim, o responsável legal ou familiar deverá autorizar o apadrinhamento e as entidades vão estabelecer as condições necessárias para efetivar a adoção.

Continua após a publicidade

Pedro Azulão destaca que, conforme previsto na Constituição Federal, a família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade. “O Município de Goiânia precisa investir em ações empreendedoras e inovadoras, criando serviços e políticas públicas que realmente atendam aos interesses deste grupo”, afirma.

Veja Também