Quinta-feira, 28 de março de 2024

Outono começa neste domingo (20); Confira a previsão do Inmet para Goiás e região Centro-Oeste

Neste período, as chuvas são mais escassas, especialmente no interior do Brasil

Postado em: 20-03-2022 às 12h53
Por: Augusto Sobrinho
Imagem Ilustrando a Notícia: Outono começa neste domingo (20); Confira a previsão do Inmet para Goiás e região Centro-Oeste
Neste período, as chuvas são mais escassas, especialmente no interior do Brasil | Foto: Reprodução

A partir das 12h33, horário de Brasília, deste domingo, o Brasil está oficialmente no outono. Esta estação é a transição entre verão e inverno e vai durar até o dia 21 de junho. Neste período, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas são mais escassas, especialmente no interior do Brasil, incluindo o semiárido nordestino.

“Destaca-se que, durante o outono, normalmente observam-se as primeiras formações de fenômenos adversos como: nevoeiros nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, friagem no sul da Região Norte e nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e até mesmo no sul de Goiás”, informa o Prognóstico Climático do Inmet.

A chegada do outono está ligada a um fenômeno astronômico chamado de equinócio, que marca o momento exato em que o Sol se posiciona de forma perpendicular à Linha do Equador, distribuindo sua luminosidade de maneira mais ou menos uniforme entre os hemisférios Sul e Norte, o que ocorre exatamente neste dia 20 de março.

Continua após a publicidade

A partir desse momento, pelo movimento de translação da Terra em relação ao Sol, um dos hemisférios começa a receber maior luminosidade solar do que o outro. Outras marcas dessa estação são uma maior queda na umidade relativa do ar e aumento da incidência de ventos. Confira a previsão do órgão para região de Goiás:

Centro-Oeste

A previsão para o outono indica que as chuvas irão ocorrer dentro da normalidade abaixo da média climatológica em grande parte da região, exceto nas partes central e leste do Mato Grosso, onde existe a possibilidade de as chuvas serem mais frequentes no mês de abril. A partir de maio, no entanto, começa o período mais seco na área central do país.

O Inmet projeta temperatura acima da média em toda região, com exceção do leste do Mato Grosso do Sul, onde as temperaturas previstas poderão sofrer certo declínio ao longo dos meses de outono. (Com informações da Agência Brasil).

Veja Também