Goiano com doenças raras ganha na Justiça acesso gratuito a medicamento de R$ 26 mil

A decisão a partir do pedido Defensoria Pública (DPE-GO) de Goiás determinou o prazo de 10 dias, desde quando foi intimada, no dia 11 de março, para realizar o fornecimento.

Postado em: 21-03-2022 às 11h59
Por: Cecília Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiano com doenças raras ganha na Justiça acesso gratuito a medicamento de R$ 26 mil
A decisão a partir do pedido Defensoria Pública (DPE-GO) de Goiás determinou o prazo de 10 dias, desde quando foi intimada, no dia 11 de março, para realizar o fornecimento. | Foto: Reprodução

Robson Araújo Guimarães ganhou processo para que a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES) forneça o medicamento, que custa 26 mil reais a caixa, para o tratamento da sua imunodeficiência (STAT1 GOF). A decisão a partir do pedido Defensoria Pública (DPE-GO) de Goiás determinou o prazo de 10 dias, desde quando foi intimada, no dia 11 de março, para realizar o fornecimento.

O medicamento é o Rixolitinibe (Jakavi) 5mg, Robson toma dois comprimidos por dia sendo necessárias duas caixas por mês, totalizando 52 mil reais. Além da imunodeficiência ele também é diagnosticado por candidíase mucocutânea crônica, lúpus eritematoso sistêmico e anemia hemolítica.

“Em agosto de 2020 meu corpo começou a aparecer algumas feridas. Foi aí que minha dermatologista do HDT [Hospital de Doenças Tropicais], que foi um anjo para mim, me encaminhou para São Paulo para fazer um teste genético” conta Robson como recebeu seu diagnóstico.

Continua após a publicidade

SAT1 é um alvo molecular responsável pela regulação da função imunológica e pelo desenvolvimento das células sanguíneas, e que funcionam de maneira descontrolada em pacientes com mielofibrose (imunodeficiências).

“ O Estado não pode se furtar do dever de ofertar tratamento para doença grave, fato incompatível com o valor do cidadão que necessita dele, com urgência” explicou a defensora pública Luciana Fernanda de Castro, responsável pelo caso.

Veja Também