Duas toneladas de alimentos vencidos são apreendidos em 11 supermercados de Goiânia

Somente este ano dezenas de estabelecimentos já foram autuados, e o órgão deve continuar em supermercados da capital; objetivo é verificar as condições dos produtos à venda

Postado em: 24-03-2022 às 08h49
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Duas toneladas de alimentos vencidos são apreendidos em 11 supermercados de Goiânia
Somente este ano dezenas de estabelecimentos já foram autuados, e o órgão deve continuar em supermercados da capital; objetivo é verificar as condições dos produtos à venda | Foto: Divulgação/Procon Goiânia

Durante uma operação de fiscalização que começou no início deste mês de março, o Procon Goiânia apreendeu duas toneladas de produtos vencidos, em estabelecimentos comerciais, supermercados, peixarias e lanchonetes da capital. Ao todo, 34 comércios foram fiscalizados pela equipe do órgão, e 11 deles foram autuados por comercialização de produtos fora da validade.

De acordo com o Procon, a maior parte dessas apreensões ocorreu em uma peixaria, que fica no Jardim Novo Mundo, Região Leste da cidade. No local, os fiscais encontraram uma tonelada de peixe, acondicionada de maneira inadequada, e de forma impropria para o consumo.

Já em um supermercado localizado no Jardim Goiás, os fiscais apreenderam 300 kg de frutas, verduras, carnes, enlatados, bebidas, queijos e presuntos vencidos. As empresas autuadas, agora, têm o prazo de 20 dias para apresentar defesa, e as multas variam de R$ 700 a R$ 10 milhões.

Continua após a publicidade

Material de construção

Além dos supermercados, o órgão também autuou duas lojas de material de construção, uma no Jardins Cerrado 3 e outra no Setor Coimbra, por comercialização de produtos vencidos e expostos sem informações essenciais para o consumidor.

Foram encontrados 400 kg de argamassas, 20 litros de esmalte para tinta de paredes e 18 kg de tintas, com validade vencida. Todos os produtos foram descartados na presença da equipe do Procon Goiânia e de funcionários dos estabelecimentos.

“Esta é uma questão de saúde pública. Reforçamos que o consumidor fique atento na hora de ir ao supermercado. Ao perceber o descumprimento de alguma norma ou lei sobre seus direitos, deve comunicar ao Procon Goiânia”, orienta Carolina Pereira, presidente do órgão de defesa do consumidor da capital.

Somente este ano  a panificadora e lanchonete localizada no Setor Sudoeste, um supermercado localizado no Parque Eldorado Oeste, e outros estabelecimento ja haviam sido autuados pelo Procon pelo mesmo motivo. A fiscalização deve continuar em supermercados da capital; objetivo é verificar as condições dos produtos à venda.

Veja Também