Fogo na Chapada pode ter sido criminoso

Ambientalistas ligados ao parque cogitam a possibilidade de o incêndio ter acontecido como uma forma de retaliação ao fato dele ter sido expandido

Postado em: 26-10-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Fogo na Chapada pode ter sido criminoso
Ambientalistas ligados ao parque cogitam a possibilidade de o incêndio ter acontecido como uma forma de retaliação ao fato dele ter sido expandido

Marcus Vinícius Beck*

Continua após a publicidade

O incêndio acontece após a expansão do parque, em junho deste ano, quando passou de 65 mil para 240 hectares.Com as chamas, a área destruída já equivale, em tamanho, as antigas dimensões da unidade. 

Ambientalistas ligadas ao parque cogitam a possibilidade de o incêndio ter acontecido como uma forma de retaliação ao fato dele ter sido expandido. Porém, até o fechamento desta edição, não havia nada comprovado. 

O trabalho de combate às chamas envolve mais de 200 pessoas dos Corpos de Bombeiro de Goiás e do Distrito Federal, policiais rodoviários federais, brigadistas do ICMBeio e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama). Entre os dias 10 e 11, houve um foco de incêndio nas áreas rural e urbana de Alto Paraíso, mas as chamas foram rapidamente controladas. 

Campanha

Celebridades pediram ontem (25) ajuda para combater incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros em Alto Paraíso, no noroeste de Goiás. O fogo, que é considerado o pior da história do parque, já queimou 26% da unidade de conservação federal – o que equivale mais da metade da cidade de Goiânia – e, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), as queimadas podem ser de origem criminosa. 

O ator Mateus Solano divulgou uma mensagem em rede social dizendo que a operação necessita de “doações com urgência”. Ele afirmou que a campanha é destinada à compra de alimentos para os brigadistas e combustível para as operações. A imagem do ator chegou a ser compartilhada por centenas de pessoas. Além de Mateus, o cantor Arnaldo Antunes, os atores Reynaldo Gianecchini, Cauã Reymond e Letícia Spiller fizeram apelo em seus perfis virtuais. 

José Elinton, que é o governador em exercício, e o Ministro da Defesa, Raul Jungmann, sobrevoaram o parque na tarde de ontem. Segundo o Instituto ICMBio, o acúmulo de vegetação seca, a falta de chuva, os ventos fortes e a alta temperatura têm contribuído para a expansão do fogo. Na última segunda-feira (23), o agravamento do incêndio na região levou a Prefeitura de Alto Paraíso de Goiás a decretar situação de emergência. 

Criado em 1961, e tombado como Patrimônio Histórico da Humanidade pela Organização das Nações Unidades para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros conta com 625 mil hectares de área protegida. Além disso, o parque abriga centenas de nascentes, cursos d´água e rochas com mais de um bilhão de anos. O local ainda ampara espécies ameaçadas de extinção ou endêmicas (que existem apenas no parque).

Outro incêndio

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros já chegou a ser foco de incêndio durante o feriado os dias 11 e 12 deste mês, quando boa parte da área de reserva foi queimada. Na ocasião, as chamas duraram pouco mais de dois dias, e foram contidas antes do feriado. Turistas que desejavam visitar o Mirante da Janela e a Cachoeira do Abismo – um dos pontos mais famosos da região – ficaram impedidos por conta da agressividade das chamas. 

As queimadas, que chegaram a ameaçar moradias, pousadas e atrativos privados nas proximidades da cidade, foram controladas no sábado (14). Ao todo, pelo menos 70 pessoas participaram das operações para combater as chamas que devastaram o parque. (Marcus Vinícius Beck é estagiário do jornal O Hoje, sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian)  

Veja Também