Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Combate ao Aedes aegypti chega aos canteiros de obras

Com as atividades, o esperado é reduzir os índices de infestação nas construções da Capital

Postado em: 27-10-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Combate ao Aedes aegypti chega aos canteiros de obras
Com as atividades, o esperado é reduzir os índices de infestação nas construções da Capital

A Prefeitura está de olho nos canteiros de obras de Goiânia para evitar criadouros do Aedes aegypti e reduzir a proliferação de doenças como a dengue, por exemplo. Nesta sexta-feira, 27, a partir das 8 horas, áreas em construção do setor Morada do Sol, na região Noroeste, serão visitadas para limpeza e remoção de ambientes que possam contribuir para reprodução do mosquito.

Com as atividades, o esperado é reduzir os índices de infestação nas construções da Capital. ‘Devido a grande quantidade de recipientes nas obras, a água pode ficar acumulada e servir de criadouro para o Aedes’, explica a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), Flúvia Amorim.

Continua após a publicidade

‘Um capacitação é feita com os trabalhadores dos canteiros de obras para que eles sejam agentes de controle do Aedes nos seus locais de trabalho’, conta a superintendente. A ação é uma parceria da SMS com o Serviço Social da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Seconci) e uma construtora.

Além das obras, no trabalho desta sexta-feira, 27, a construtora se prontificou a apoiar com pessoal e maquinário a limpeza e remoção das áreas ao redor das construções.

Aedes, aqui não!

Ainda na região Noroeste, um teatro de fantoches com o tema ‘Aedes, aqui não!’ está programado para conscientizar as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Morada do Sol. A apresentação será realizada na unidade a partir das 9 horas e é uma parceria da SMS com a Secretaria Municipal de Educação (SME).

Agenda faz parte das ações da Semana Nacional de Mobilização dos setores da Educação, Assistência Social e Saúde para o combate ao Aedes aegypti. A proposta do Ministério da Saúde é intensificar as ações de controle do mosquito antes do verão e mobilizar a sociedade sobre a importância de eliminar possíveis focos do vetor antes do período mais chuvoso do ano. 

Veja Também