64% dos brasileiros dizem se sentir um pouco ou muito inseguros ao sair à noite na rua

Pesquisa revela que medo é maior entre pessoas pretas, quando o percentual chega a 70%

Postado em: 30-03-2022 às 19h03
Por: Augusto Diniz
Imagem Ilustrando a Notícia: 64% dos brasileiros dizem se sentir um pouco ou muito inseguros ao sair à noite na rua
Pesquisa revela que medo é maior entre pessoas pretas, quando o percentual chega a 70% | Foto: Reprodução

64% dos brasileiros se sentem um pouco ou muito inseguros ao andar nas ruas da cidade em que moram na comparação com um ano atrás. É o que aponta a pesquisa Datafolha, divulgada hoje pelo jornal Folha de S.Paulo. De acordo com o levantamento, 37% dos entrevistados se sentem muito inseguros e 27% disseram ficar com um pouco de insegurança. Entre os que se sentem seguros, 14% dizem estar muito seguros e 23% mais ou menos seguros.

Já entre as pessoas pretas, a sensação de insegurança ao sair à noite na cidade que o entrevistado mora sobe para 42% entre os que ficam muito inseguros e chega a 28% os que acham um pouco inseguro ir para a rua ao escurecer no município em que vivem. O percentual das duas respostas somadas atinge 70% da população que se identifica como negra no Brasil. Nessa parcela dos brasileiros, 20% dizem se sentir mais ou menos seguros e 10% muito seguros ao sair na rua à noite.

Comparado com a população preta, os brancos que se sentem muito inseguros ao sair de casa à noite na cidade onde moram caem para 34%, um pouco inseguros 27%, mais ou menos 23% e muito seguros 15%. Entre os pardos, 15% se sentem muito seguros ao sair na rua na cidade em que moram à noite, 23% disseram estar mais ou menos seguros, 26% um pouco inseguros e 36% muito inseguros.

Continua após a publicidade

Quem moram nas regiões metropolitanas brasileiras diz se sentir menos seguro do que aqueles que vivem em municípios do interior. Os que se colocam como muito inseguros são 48% nas regiões metropolitanas e 28% nas cidades interioranas. No interior, 28% dos moradores dizem estar um pouco inseguros e 24% nas metrópoles. 9% se acham muito seguros nas regiões metropolitanas e 19% mais ou menos seguros, enquanto 18% no interior se sentem muito seguros e 25% mais ou menos seguros.

Os homens dizem se sentir mais seguros do que as mulheres ao sair de casa à noite na cidade em que vivem. Os muito seguros são 20%, mais ou menos seguros 27%, um pouco inseguros 26% e muito inseguros 27%. Entre as mulheres, cai para 9% aquelas que se sentem muito seguras, diminui para 18% as mais ou menos seguras, chega a 27% as que se acham um pouco inseguras e atinge 45% a parcela das muito inseguras.

No próprio bairro

Quando a pergunta é sobre a sensação de segurança ao sair à noite no bairro em que a pessoa mora, 31% dos brasileiros se dizem muito inseguros e 25% um pouco inseguros. Os que se sentem seguros chegam a 22% em muita segurança e 23% aqueles que se dizem mais ou menos seguros.

22% homens e 38% das mulheres disseram ao Datafolha que se sentem muito inseguros de sair à noite nas ruas do próprio bairro. Aqueles que se consideram um pouco inseguros são 25% nos dois sexos. 27% dos homens dizem estar mais ou menos seguros e 26% muito seguros. Entre as mulheres, os percentuais caem para 19% e 17% na mesma sequência.

Nas regiões metropolitanas, os muitos inseguros de sair de casa à noite no setor em que moram são 42%, um pouco inseguros 26%, mais ou menos seguros 19% e muito seguros 14%. Entre quem mora em cidades do interior, aqueles que se sentem muito seguros nas ruas do bairro onde vivem à noite sobem para 27%, são 26% que se dizem mais ou menos seguros, 24% um pouco inseguros e 23% muito inseguros.

Cor da pele

Entre os que se consideram pardos, 21% se sentem muito seguros e 30% muito inseguros ao saírem na rua no bairro em que moram à noite. Os pardos mais ou menos seguros chegam a 24% e um pouco inseguros 25%. Os pretos são 17% muito seguros, 21% mais ou menos seguros, 26% um pouco seguros e 37% muito inseguros. De acordo com os que se definem como brancos, os muito seguros chegam a 24%, mais ou menos seguros 23%, um pouco inseguros 25% e muito inseguros 28%.

O instituto Datafolha entrevistou 2.556 pessoas a partir de 16 anos em 181 cidades brasileiras nos dias 22 e 23 de março. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Veja Também