Quinta-feira, 28 de março de 2024

Inaugurado sistema de tratamento de água Corumbá IV, benefício para mais de 1 milhão de habitantes

A obra também vai beneficiar indiretamente, toda a parcela oeste do DF e a cidade de Águas Lindas de Goiás, com a geração de excedentes no Sistema Descoberto

Postado em: 06-04-2022 às 14h28
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Inaugurado sistema de tratamento de água Corumbá IV, benefício para mais de 1 milhão de habitantes
A obra também vai beneficiar indiretamente, toda a parcela oeste do DF e a cidade de Águas Lindas de Goiás, com a geração de excedentes no Sistema Descoberto | Foto: Paulo H Carvalho/Agência Brasília.

Foi inaugurado nesta quarta-feira (06/4) o Sistema Produtor Corumbá IV, que deve abastecer com água tratada cerca de 1,3 milhão de habitantes do Distrito Federal (DF) e de Goiás. A cerimônia de inauguração ocorreu no final da manhã na Estação de Tratamento de Água Corumbá, em Luziânia (GO).

De acordo com o governo do DF, Ibaneis Rocha, o Sistema Corumbá vai suprir a necessidade de adoção de novos mananciais de abastecimento de água para a região, diante do crescimento da população.

Sistema Produtor Corumbá IV, em Luziânia (GO) – Paulo H Carvalho/Agência Brasília.

O novo sistema reforça e amplia o abastecimento de água tratada da região sul do DF, que inclui as cidades de Santa Maria, Gama, Recanto das Emas e Riacho Fundo II, além de áreas em processo de consolidação como o Setor Habitacional Ponte de Terra e o Setor Meirelles.

Continua após a publicidade

Além disso, a obra também vai beneficiar indiretamente, toda a parcela oeste do DF e a cidade de Águas Lindas de Goiás, com a geração de excedentes no Sistema Descoberto.

Em Goiás, serão ainda beneficiados os municípios de Luziânia, Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental e Novo Gama.

A obra foi executada pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e a Companhia Saneamento de Goiás S/A (Saneago). As duas empresas construíram a adutora de água bruta do sistema, composta por uma tubulação de aço com diâmetro de 1,2 metros e capacidade de 2,8 mil litros/segundo.

Segundo o GDF, foram construídos 12,3 quilômetros (km) de tubulação junto à captação de água, sob a responsabilidade da Saneago, e 15,4 km até a Estação de Tratamento de Água Corumbá, executados pela Caesb. (Com informações da Agência Brasil)

Veja Também