Maus-tratos: Dezenas de animais são encontrados em más condições em chácara de Goiânia

Em maioria, cães e cavalos foram encontrados com fome, sede e más condições de higiene

Postado em: 06-04-2022 às 17h44
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Maus-tratos: Dezenas de animais são encontrados em más condições em chácara de Goiânia
Em maioria, cães e cavalos foram encontrados com fome, sede e más condições de higiene | Foto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recebeu uma denúncia de maus-tratos à animais, localizados em uma chácara próximo da GO-070, entre Goiânia e Inhumas, nesta quarta-feira (06/4). O crime foi confirmado quando agentes foram até local e registraram dezenas de animais, na maioria cães e cavalos, abandonados, com fome, sede e más condições de higiene.

Não foram encontrados os proprietários da chácara. Os agentes encaminharam o caso para os órgãos ambientais, para que os animais sejam recolhidos e o proprietário seja penalizados. A Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) de Goiânia já visitou o local, que fica no Recreio dos Bandeirantes.

Foto: PRF

Legislação

Continua após a publicidade

O crime de maus-tratos a cães e gatos podem levar a até 5 anos de prisão, segundo o artigo 32 da lei nº 9.605, com alteração da lei nº 14.064/2020. A lei fala não é apenas de maus-tratos, mas também de abusar e ferir o cão e o gato. Esse crime tem pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa, e proibição da guarda, além de poder ser aumentada de 1/6 a 1/3 da pena se ocorre morte do animal”.

A pessoa que maltrata pode ser presa em flagrante.

Imagens: PRF

Nota da AMMA

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), informou em nota para O Hoje sobre detalhes do caso relatado acima. confira na íntegra:

  • A Amma recebeu uma denúncia, nesta quarta-feira (06/04), de maus-tratos a animais domésticos. A equipe de fiscalização imediatamente se dirigiu ao local e constatou o crime, uma situação grave.
  • No local, existiam 12 animais de grande porte (cavalos, mulas e jumento) e seis cães, adultos e filhotes.
  • Entre casos constatados no local, estavam um cão adulto, amarrado, extremamente debilitado, com infestação de moscas e larvas. Também havia um cavalo e um burro, com fraturas nas patas dianteiras, sendo uma delas exposta.
  • O tutor ainda não foi identificado, porém a polícia civil já investiga o caso.
  • A Amma entrou em contato com o abrigo parceiro, chamado Lar dos Animais, que irá recebê-los e tratá-los.
  • Reforçamos que maus-tratos a animais é crime e denúncias podem ser feitas pelo fone 161.

Veja Também