Quinta-feira, 28 de março de 2024

INSS: operação da Polícia Federal investiga fraude em benefícios de trabalhadores rurais de Goiás

O grupo criminoso é especializado em fraudar benefícios de aposentadoria por idade. | Foto: Reprodução

Postado em: 07-04-2022 às 12h43
Por: Cecília Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: INSS: operação da Polícia Federal investiga fraude em benefícios de trabalhadores rurais de Goiás
O grupo criminoso é especializado em fraudar benefícios de aposentadoria por idade. | Foto: Reprodução

A Polícia Federal junto com a Força Tarefa Previdenciária deflagrou a Operação Notas Falsas nesta quinta-feira (7/4), com objetivo de acabar com um grupo que operava fraudes no sistema da Previdência há 4 anos. Foram feitos mandados de busca e apreensão para Anápolis, Alexânia e Sobradinho (DF).

O grupo é especializado em fraudar benefícios de aposentadoria por idade. Os integrantes foram descobertos depois da 1ª Vara Federal de Anápolis/GO perceber que diversos trabalhadores rurais de Alexânia utilizavam notas fiscais muito semelhantes para comprovar a atividade rural.

Cerca de 10 policiais federais e 2 dois servidores do Ministério da Economia atuaram no cumprimento dos dois mandados judiciais de busca e apreensão. Os alvos são os fornecedores desses documentos forjados, incluindo o responsável pela contabilidade da empresa de notas fiscais falsas.

Continua após a publicidade

Estima-se que apenas com três benefícios o grupo causou um rombo de R$ 52.196,47 mil aos cofres públicos. O Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) estimou que seriam desembolsados ainda R$ 942.580,53 mil. Após a análise dos documentos apreendidos é possível que cheguem a mais benefícios fraudados resultando em números ainda maiores.

Os investigados podem ser acusados de organização criminosa e estelionato contra o INSS, além de outros crimes que podem vir a ser apurados com o fim das investigações.

Veja Também