Mulher com prótese “velha” no coração deve receber uma nova dentro de 30 dias em Anápolis

A situação precisou ser levada à justiça, que decidiu a favor da paciente

Postado em: 07-04-2022 às 16h52
Por: Augusto Sobrinho
Imagem Ilustrando a Notícia: Mulher com prótese “velha” no coração deve receber uma nova dentro de 30 dias em Anápolis
A situação precisou ser levada à justiça, que decidiu a favor da paciente | Foto: Reprodução

Um paciente, que está há 20 anos com a mesma prótese no coração, deverá realizar a troca gratuita, dentro do prazo de 30 dias, após evolução do quadro e risco de óbito. A situação precisou ser levada à justiça, que decidiu a favor da paciente e condenou o município de Anápolis a realizar o procedimento. 

A juíza substituta em segundo grau Doraci Lamar Rosa da Silva Andrade, em atuação na 5ª Câmara Cível, entendeu que a mulher corre risco de vida após analisar o relatório médico apresentado. A paciente aguardava pela cirurgia desde dezembro de 2021 conforme solicitado à Secretaria de Saúde.

“Não vejo a necessidade de suspensão do pedido, visto que a possibilidade de dano opera-se in reverso, diante do quadro clínico da agravada, necessitando de correção cirúrgica urgente, em unidade de saúde adequada, em virtude de relatório médico e parecer apresentado pela Câmara de Saúde”, explicou a magistrada.

Continua após a publicidade

A mulher é portadora de uma bioprótese em posição mitral devido a válvula do coração não se fechar corretamente após a passagem do sangue e, com isso, uma pequena quantidade retorna para o átrio. A prótese está sendo insuficiente para a correção e, por isso, deve ser trocada.

Veja Também