Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Regras sofrem mudanças a partir desta sexta-feira

Motoristas vão ter de ficar atentos a partir desta sexta-feira (3) com as novas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para

Postado em: 02-11-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Regras sofrem mudanças a partir desta sexta-feira

Motoristas vão ter de ficar atentos a partir desta sexta-feira (3) com as novas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para suspensão da carteira de habilitação. Os novos procedimentos, que foram publicados no Diário Oficial da União na última quarta-feira (1°), estabelecem prazos mínimos de penalidades de doze meses. De agora em diante, a suspensão do direito de dirigir ocorrerá em seis meses em decorrência de transgressões às leis de trânsito, o que pode ser estendido por dois anos, se houver reincidência por parte do condutor.

Segundo o Contran, o condutor que for flagrado trafegando com a habilitação suspensa vai perder seu direito de dirigir. Ainda está previsto a cassação da carteira em situações como trafegar em veículos cuja categoria é diferente daquela para a qual o condutor está habilitado. O órgão também detalhou as situações em que vão ser necessários aos condutores o curso de reciclagem. Para quem dirige caminhão, ônibus e carretas, foram regulamentadas regras sob possibilidade de optarem por participar do curso de reciclagem, quando atingirem 14 pontos em um ano.

O economista Marco Polo, 43, crê que a nova resolução do Contran vai complicar a vida do condutor. Ele, que atualmente trabalha com vendas, reclama que está cada vez mais perigoso dirigir em Goiânia, “por parte das multas”. “Estamos assistindo pessoas sentadas atrás de uma mesa designados a ‘punir’ os motoristas”, queixa-se ele, que depende financeiramente de seu Volkswagen Logus para atender seus clientes. “O jeito vai ser vender carro, caminhão e moto, e passar a andar de charrete para evitar que sejamos multados, já que o governo nunca faz nada para aliviar o bolso do cidadão brasileiro”, ironiza. Além disso, quem for multado e quiser saber o nome do agente de trânsito que aplicou a penalidade poderá buscar a informação na internet. (Marcus Vinícius Beck é estagiário do jornal O Hoje, sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian)  

Veja Também