Moradores do Residencial Sítio Recreio do Ipê sofrem com falta de infraestrutura

Buracos, falta de iluminação e mato alto são alguns dos problemas enfrentados

Postado em: 09-04-2022 às 08h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Moradores do Residencial Sítio Recreio do Ipê sofrem com falta de infraestrutura
Buracos, falta de iluminação e mato alto são alguns dos problemas enfrentados | Foto: Pedro Pinheiro

Por Sabrina Vilela

Problemas na infraestrutura no setor Residencial Sítio Recreio do Ipê – fundado há 37 anos, na região Leste de Goiânia –, têm causado transtornos aos moradores por falta de conclusão de obras para pavimentação asfáltica e de drenagem. Por conta dessa situação, a população do bairro sofre com buracos, mato alto e iluminação precária.

Líder do bairro, Ednilson Reis mora há 20 anos na região e afirma que a indignação é porque os setores vizinhos foram asfaltados e o dele ainda não. “Essas obras já começaram atrasadas, era para ter iniciado em maio de 2020, mas começaram em outubro do mesmo ano. Até mexeram em algumas coisas aqui, mas abandonaram a obra. Ainda falta asfalto e boca de lobo”.

Continua após a publicidade

Ele conta que a época mais difícil para os moradores é quando chove. “Em época de chuva é muita lama e os buracos ficam piores. Eu tenho que jogar entulho dentro dos buracos para conseguir passar com o carro”. 

Foto: Pedro Pinheiro

Segundo Ednilson Reis, é difícil sair do bairro até mesmo andando, porque a quantidade de buracos é grande demais. Ele também já caiu de moto ao tentar andar pela região. “É quase impossível sair do bairro. Eu acho que tem de se construir uma via que interligue Rua Santana com a BR-153, para facilitar o tráfego já que com esse tanto de buraco fica difícil de passar”, soluciona.

Para os moradores que precisam sair para trabalhar de ônibus, o drama é ainda maior. “A Rua Santana está perdida. Tem linha de ônibus, mas o ônibus não passa. Os moradores têm que ir para a Rua Amélia Rosa para pegar o ônibus”, reclama o líder do bairro. 

Autônomo e morador do setor há 22 anos, Barsanulfo Gregório da Silva relata o que ele e outros moradores têm feito para amenizar os problemas da localidade. “Tapamos os buracos com terra e usamos para falta de esgoto a fossa negra. Por causa da falta de asfalto, temos de enfrentar muita poeira na seca e muita lama na época de chuva”.

Foto: Pedro Pinheiro

Barsanulfo Gregório reclama que já tem mais de 30 dias que está com três postes em frente à sua casa com lâmpadas queimadas. Além disso, outro problema é a falta de uma escola pública mais próxima. “A escola mais perto fica a cerca de quatro quilômetros daqui”.

Corretora de imóveis, Cynthia Barreto Moreira mora no residencial há nove anos e reclama dos problemas de saúde e financeiros decorrentes da ausência de pavimentação asfáltica. “Enfrentamos a poeira que causa problemas respiratórios, além de sujar muito a casa. Quando chove e a poeira abaixa, vem os buracos que acabam danificando os carros”. A moradora revela que os próprios moradores arrumam uma patrola para cobrir os buracos.

No Sítio Recreio do Ipê era para ser pavimentada uma área de 25.617,55 m², com execução de 5.182,59 m de galerias de águas pluviais. A empresa responsável, SMP Construtora e Incorporadora Eireli, teria o prazo de 150 dias para execução, a partir do início da obra, que foi adiado de maio para outubro de 2020.

Construtora responsável pelas obras rescinde contrato com a prefeitura 

Foto: Pedro Pinheiro

Com relação aos problemas apontados pelos moradores do Residencial Recreio do Ipê, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) informou, por meio de nota, que a empresa responsável pela obra solicitou a rescisão do contrato. A pasta afirma que as obras remanescentes – pavimentação asfáltica e conclusão da drenagem – serão retomadas após nova contratação. 

Entretanto, a Seinfra não informou a data em que a SMP Construtora e Incorporadora rescindiu o contrato e nem a previsão de quando outra empresa assumirá e concluirá as obras de infraestrutura. A reportagem também entrou em contato com a construtora, por meio de telefone e e-mail, para saber sobre o motivo da rescisão, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.

Sobre a questão da iluminação, a Seinfra afirmou que realizará vistoria técnica no local para solucionar a demanda o mais breve possível. A pasta reforça ainda que a população pode sempre encaminhar reclamações e solicitações pelo aplicativo Prefeitura 24h.

Já a Companhia de Urbanização Urbana (Comurg) também afirmou por meio de nota que vai enviar equipe, nos próximos dias, ao setor Residencial Sítio Recreio do Ipê, para verificar se as áreas com mato alto são públicas ou privadas. 

A Comurg reforça que dispõe de um cronograma diário com os serviços de roçagem que beneficia todas as áreas públicas da cidade.  Caso os locais indicados sejam lotes, a Comurg vai encaminhar a demanda à Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), que é responsável por fiscalizar e autuar os proprietários sobre a limpeza e manutenção dos terrenos.

Com relação ao transporte público, a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) informou por meio de nota que o bairro é atendido por várias linhas de ônibus – 042, 050, 105, 170, 174 e 180. Entretanto, o órgão não informou com que frequência essas linhas operam no bairro.

Veja Também