Jamelões começam a ser substituídos

Avenida Ipanema recebe novas mudas. Plantas são dos viveiros da própria Comurg

Postado em: 06-11-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Jamelões começam a ser substituídos
Avenida Ipanema recebe novas mudas. Plantas são dos viveiros da própria Comurg

Wilton Morais* 

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) já começou a plantar 306 novas mudas na Avenida Ipanema, que vão substituir 254 jamelões. A ação deve proporcionar mais segurança aos pedestres, motoristas e motociclistas. A Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), responsável por apoiar a iniciativa em conjunto com a Comurg, iniciou as ações já na semana passada. A avenida contempla os setores Parque Anhanguera, Faiçalville, Jardim Atlântico e Vila Rosa.

Em contrapartida a remoção dos jamelões, a Comurg fará o plantio de 306 árvores não-frutíferas. São elas Ipê Branco, Resedá-gigante, Pau Ferro e Madeira Branca. As mudas, que já estão com cerca de 2 metros de altura, foram produzidas nos viveiros da Comurg e darão novo aspecto visual na região e mais segurança aos que transitam no local.

Continua após a publicidade

Para o presidente da Comurg, Denes Pereira Alves, a produção, que é feita pela Companhia, visa diminuir custos da prefeitura e dinamiza os serviços prestados pelo órgão. “As mudas são produzidas nos viveiros da Comurg. Essa substituição é uma demanda antiga da população que estamos atendendo”, disse.

Ao todo, serão plantadas 77 mudas de Ipê Branco, 77 de Resedá-gigante, 76 de Pau Ferro e 76 de Madeira Branca na Avenida Ipanema.

Mudas suficientes 

Em média, a Comurg produz nos viveiros que abastecem a Capital cerca de cinco mil mudas de árvores mensalmente. Ao todo, são quatro viveiros, que além de mudas de árvores, são responsáveis pelas mudas de forração – menores usadas em praças, e as ornamentais. Apenas do ano passado, até este ano, a produção da Comurg, duplicou nos viveiros. O que possibilita mudas suficientes para a troca dos jamelões. 

Em entrevista ao O Hoje, no final do mês passado, o presidente da Comurg reconheceu que o plantio de Jamelões é ultrapassado. Para Denes, a evolução do conhecimento da Prefeitura trouxe melhoria nos viveiros e na cidade. “Não possuíamos muito conhecimento há alguns anos. Antes, a Prefeitura errou em plantar jamelões, os carros passavam e causavam acidentes, gerava um transtorno grande”, reconheceu. “Até estamos estudando para que em alguns casos possamos arrancar essa árvores e plantarmos outras”, considerou à época.

Com as mudas já crescidas e prontas para a readequação do canteiro central, o presidente da Comurg também lembrou que a própria Comurg realiza as plantações. “Os próprios trabalhadores da Companhia recolhem na cidade as semente. Não compramos mudas”, explicou. 

Conforme o presidente, Goiânia possui muitas áreas verdes, e seria inviável comprar mudas. “Se comprássemos ficaria caro de mais. Somos uma das cidades com o maior número de área verde. Os profissionais têm conhecimento das plantas que serão cultivadas, conhecem essa realidade do jardim certo, da muda certa a ser plantada”, justificou. (Wilton Morais é integrante do programa de estágio do Jornal O Hoje, sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian) 

Veja Também