Ruas da Vila Viana padecem com crateras, falta de sinalização e criminalidade

Moradores da Vila Viana, na região Leste de Goiânia, reclamam de problemas de buracos nas vias, criminalidade, ausência de limpeza nas ruas e falta de sinalização adequada

Postado em: 13-04-2022 às 08h16
Por: Redação
Moradores da Vila Viana, na região Leste de Goiânia, reclamam de problemas de buracos nas vias, criminalidade, ausência de limpeza nas ruas e falta de sinalização adequada | Foto: Pedro Pinheiro

Por Sabrina Vilela

Moradores da Vila Viana, na região Leste de Goiânia, reclamam de problemas de buracos nas vias, criminalidade, ausência de limpeza nas ruas e falta de sinalização adequada. As dificuldades têm causado transtornos aos moradores e comerciantes da região. Segundo a população local, a sensação é de que o bairro foi esquecido pelo poder público. 

O aposentado Fleurisvaldo Oliveira Silva, que afirma ter sido criado na região, reclama da condição das ruasl. “A Comurg [Companhia de Urbanização do Município de Goiânia] não passa já tem vários meses e ruas ficam sujas. Também já tem mais de cinco meses que tem buracos aqui na Rua 258”, desabafa.

Continua após a publicidade

A sujeira da rua já foi observada até pela moradora recente do setor, a costureira Nazaré Oliveira. “Mudei há mais ou menos um mês e o que mais me incomoda é apenas a sujeira que eu observei que está praticamente no bairro todo”, conta. 

O comerciante Pedro Ribeiro – que mora e trabalha na Vila Viana há mais de dez anos – também destaca as dificuldades enfrentadas pela falta de limpeza do local e buracos nas vias. “Não tem limpeza nas ruas, que estão cheias de buracos. Já tem vários meses que não fazem a limpeza por aqui. Passam em outros bairros limpando, mas não passa no Vila Viana”, afirma. 

Outra dificuldade relatada por moradores do bairro é a falta de segurança na região. “Já fui assaltado aqui no meu estabelecimento várias vezes e o comércio aqui em frente também. A viatura quase não passa”, afirma Pedro Ribeiro. 

O comerciante reclama também da falta de sinalização adequada, o que acaba gerando acidentes na rua do estabelecimento dele. “Não tem sinalização no chão por conta disso ocorre muito acidente. A Rua 403 é de mão única, mas não dá para os motoristas saberem porque falta de sinalização. Por conta disso, ocorrem várias batidas”. Na rua mencionada pelo comerciante existe uma sinalização quase imperceptível.

Na mesma rua várias árvores estão precisando de poda por estar com ramas quase encostando nos fios, o que pode causar curto-circuito. Segundo moradores, a região precisa de poda já há alguns meses. 

Shangry-la sem asfalto

O setor Shangry-la, região norte de Goiânia, teve que esperar por asfalto por 35 anos e quando finalmente o sonho da maioria dos moradores é realizado, eles não entendem porque apenas metade da Rua Tupirama recebeu pavimentação asfáltica. 

Ao chegar ao bairro motoristas e pedestres se deparam com uma divisão de asfalto, uma parte asfaltada e outra sem asfalto e com buracos. A via tem o objetivo de ser de mão dupla, mas não é possível ver ninguém querendo passar pela parte inacabada para não correr o risco de estragar o veículo ou se sujar de terra. 

João Mariano dos Reis mora na rua há mais de 20 anos. Ele viu muitas mudanças que o bairro sofreu e também a presença do asfalto que agora está pela metade. “Na época de seca cobre a minha casa de poeira e acontecem batidas porque os motoristas usam apenas um lado do asfalto”. 

A funcionária pública Lussandra Goes reclama que passar por certos trechos da Rua Tupirama é um desafio. “Aqui como os motoristas e pessoas dividem o lado com asfalto, então fica perigoso andar na rua. Ninguém cede para ninguém”. 

A aposentada Josefa Maria de Jesus está há 19 anos na rua e espera que a situação se resolva em breve. “Espero que a outra parte do asfalto saia logo. A parte sem asfalto já está cheia de buracos e minha casa fica com muita poeira por causa só dessa parte”. 

Comurg afirma que vai intensificar limpeza nos bairros e acionar a Amma para realizar podas

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), informa que está em andamento a 1º Maratona da Limpeza de Goiânia, que vai intensificar serviços de limpeza em toda a cidade. Áreas públicas da Vila Viana, na Região Leste, serão beneficiadas nos próximos dias. 

Já em relação às árvores na Rua 403, a poda deve ocorrer após laudo técnico da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma). A Comurg vai contatar a Amma e, caso seja constatada necessidade de poda, executará o serviço. Em caso de proximidade de fiação elétrica às galhadas, a Comurg solicita apoio da Enel para realizar o serviço com segurança.

Sobre a falta de sinalização da Rua 402, a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) afirmou por meio de nota que “a revitalização da via será incluída no cronograma de sinalização”. Entretanto, a pasta não informou quando isso ocorrerá.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal de infraestrutura Urbana (Seinfra), por meio de e-mail, telefone e whatsapp, para falar sobre os buracos nas ruas da Vila Viana e da falta de asfalto em parte da Rua Tupirama, no setor Shangry-La, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta. A reportagem também entrou em contato com a assessoria da Polícia Militar para falar sobre casos de assaltos na região na da Vila Viana, mas não obteve respostas.

Veja Também