O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 24 de dezembro de 2024
Procedimento extrajudicial

MPGO pede informações à GCM sobre rifa de arma de fogo; Corporação segue com o sorteio

O Ministério Público ainda questionou ao comando da corporação sobre detalhes do sorteio.

Postado em 20 de abril de 2022 por Ícaro Gonçalves

Após agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Goiânia divulgarem na terça-feira (19/4) um vídeo onde prometem sortear uma pistola Glock G25 por meio de rifa, o Ministério Público de Goiás (MPGO) deu início a um procedimento extrajudicial, pedindo à GCM e a Ronda Ostensiva Municipal (Romu) da capital informações sobre a legalidade do sorteio.

O procedimento foi instaurado por intermédio do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (NCAP) do MPGO. No ofício enviado ao comando da GCM, os promotores pedem informações sobre a origem da arma que seria sorteada; quem são os guardas municipais responsáveis pelo sorteio; se a rifa possui autorização emitida pelo Ministério da Economia, conforme exigido por lei; entre outras informações.

O Ministério Público ainda questionou se o comando da GCM e os agentes envolvidos no sorteio têm conhecimento da vedação de distribuição de armas de fogos mediante prêmio. Conforme apontado pelo órgão, a premiação com armas, munições e explosivos é proibida desde 1972 pelo Decreto nº 70.951, em seu artigo 10, inciso III.

Leia também: Guardas civis de Goiânia fazem sorteio aberto a população que promete arma como prêmio

O sorteio

O vídeo, que já foi apagado, havia sido publicado originalmente no Instagram. Nele, integrantes fardados da GCM, prometem sortear uma pistola Glock G25, aqueles que participarem de uma rifa promovida pela corporação. A situação gerou polêmica nas redes sociais.

Segundo o declarado no vídeo, a rifa seria para arrecadar dinheiro para a construção da nova base da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), no Jardim Califórnia, em Goiânia. Além disso, esclarecem que o ganhador ainda poderá optar por receber o valor de R$ 5 mil em dinheiro, ao invés da arma. Assista:

Em nota enviada ao jornal O Hoje, a Guarda Civil Metropolitana de Goiânia informou que a rifa da pistola segue válida, com todos os bilhetes já vendidos. Informou ainda que o sorteio seguirá a legislação prevista na Lei 10.826/2003, que dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição. “Deste modo, o item só será entregue ao ganhador que se enquadre na lei supracitada. Caso não preencha os requisitos dispostos em lei, o prêmio será entregue em dinheiro”, finalizou a corporação em nota.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também