Segurança apreende 70 quilos de drogas por dia

Goiás se consolida cada dia mais na rota do tráfico de drogas

Postado em: 09-11-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Segurança apreende 70 quilos de drogas por dia
Goiás se consolida cada dia mais na rota do tráfico de drogas

Wilton Morais* 

Continua após a publicidade

Conforme dados do Observatório da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSPGO), entre janeiro e outubro deste ano, a Polícia Militar já apreendeu mais de 32 toneladas de drogas. O levantamento é do sistema de compartilhamento de informações entre Policia Civil, Militar e Federal, em Goiás. Além disso, o levantamento aponta crescimento no número de armas recolhidas pelas Polícias. 

No ano passado, foram 2.751armas recolhidas. Neste ano, o número praticamente dobrou é já são contabilizadas 4.522 armas. O balanço do Observatório, também aponta a recaptura de 5.280 foragidos, neste ano, contra 4.671 no ano passado.

Para o tenente coronel, Marcelo Granja, porta voz da Polícia Militar, o aumento das apreensões se deve ao compartilhamento de informações entre a PM, e por conta de denúncias da população. “As ações de bloqueios e ações táticas, além das forças especializadas, têm auxiliado esse combate”. 

No combate ao tráfico de drogas, o porta voz esclarece que os cães são fundamentais nas ações da corporação. “Hoje temos canil em Porangatu e Cidade de Goiás. Os cães tomam conta das divisas, e eles estão auxiliando nas operações da Polícia Militar e automaticamente, na grande quantidade de agressões de drogas no Estado”. 

Além disso, Marcelo aponta que a mudança de horário em abordagens, também são fundamentais para realização de flagrantes. “Fazemos operações em rodovias e dentro das cidades. Estamos aumentando a abordagem de pessoas em atitude suspeita, e consequentemente aumentando a apreensão de armas e drogas, além do número de veículos recuperados”.

No início deste mês, por exemplo, a Polícia Militar apresentou dois paraguaios que foram apreendidos com quase uma tonelada de maconha, em Aparecida de Goiânia. Os homens haviam sido abordados em um carro, quando transportavam 10 tabletes da droga. No momento, um dos homens confessou que guardava outros 950 Kg de entorpecentes em casa. A dupla foi presa no Jardim Ipanema, em Aparecida de Goiânia, pela Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam). 

No mês passado, outros dois homens foram presos com quase meia toneladas de drogas. Desta vez, a ação foi em Guapó, na BR-060. A droga estava dividida em dois carros, que seguiam de Guapó, para a Capital.  Na ocasião, a abordagem foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Batalhão de Operações Especiais (Bope). Os policiais encontraram mais de 300 tijolos de maconha, totalizando quase 500 quilos.

Já em Rio Verde, também na BR-060, outra dupla foi presa com 630 quilos de maconha. A droga foi encontrada dentro de bancos e assoalho, além do porta-malas de um veículo. Presos pela PRF, os condutores do veículo possuíam idades e 18 e 23 anos. No momento da ação, em abril deste ano, os homens já desceram do veículo com as mãos para cima e se entregaram. A droga era do Mato Grosso do Sul, com destino para Goiânia. (Wilton Morais é integrante do programa de estágio do Jornal O Hoje, sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian) 

Veja Também