HGG retoma o projeto Saúde na Praça com o atendimento gratuito; veja programação

Postado em: 26-04-2022 às 16h10
Por: Rodrigo Melo
O objetivo é promover ações de conscientização, prevenções de doenças e orientações para a melhora da qualidade de vida da população | Foto: Secom

Após dois anos suspenso devido à pandemia de Covid-19, o projeto Saúde na Praça, promovido pelo Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, retorna nesta terça-feira (26/4) e irá até o fim do ano (veja programação abaixo). A ação será realizada na Praça Abrão Rassi, em frente ao hospital, em alusão ao Dia Mundial de Prevenção à Hipertensão Arterial, celebrado na data.

A iniciativa de promoção da saúde conta com o atendimento de profissionais e serviços gratuitos à população, das 7 às 12 horas. O público terá acesso a aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientações das equipes de enfermagem, nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, cardiologia e clínica médica.

A chefe do serviço de Cardiologia do HGG, Flaviana Carneiro, alerta que a hipertensão arterial é uma doença silenciosa, de grande prevalência no mundo e que, normalmente, não manifesta sintomas. “Raramente a pessoa pode sentir uma dor de cabeça, uma dor no peito, mas como é uma doença silenciosa, a maioria dos hipertensos não percebe os sintomas”, explica.

A médica ressalta que as pessoas com maior predisposição à hipertensão são as obesas, as que fazem uso de medicação contínua e/ou de anti-inflamatórios, as tabagistas, as que levam uma vida sedentária e as que ingerem álcool e sal em excesso. Para evitar a hipertensão, é preciso ter uma vida saudável, com prática de exercícios físicos e alimentação controlada, além de observar o histórico familiar. “Quem tem hipertensos na família tem uma tendência maior de ter hipertensão”, explica Flaviana.

Saúde na Praça

O Saúde na Praça é um projeto do HGG realizado desde 2017, com ações organizadas pela equipe médica da unidade. O objetivo é promover ações de conscientização, prevenções de doenças e orientações para a melhora da qualidade de vida da população. Todos os serviços oferecidos pela “tenda da saúde” do HGG são gratuitos.

Programação

O projeto do HGG tem programação para o ano inteiro, sendo feito em maioria, duas vezes por mês. Cada dia terá um tema específico. No mês de maio já tem a definição dos temas, porém, nos outros ainda está em planejamento. Confira:

Maio:

Dia 5 – Higienização das mãos

Dia 26 – Saúde digestiva

Junho – dias 21 e 27

Julho – dias 15 e 28

Agosto – dias 4 e 5

Setembro – dias 6 e 22

Outubro – dias 6 e 27

Novembro – dias 10 e 17

Dezembro – dia 8

Compartilhe: