Feira Hippie deixa de funcionar às sextas-feiras em Goiânia

Decreto previa funcionamento em três dias da semana até 1º de abril de 2022. Prefeitura diz que autorização era excepcional e temporária.

Postado em: 04-05-2022 às 08h21
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Feira Hippie deixa de funcionar às sextas-feiras em Goiânia
Decreto previa funcionamento em três dias da semana até 1º de abril de 2022. Prefeitura diz que autorização era excepcional e temporária | Foto: Reprodução

Por Ítallo Antkiewicz

A Feira Hippie, que funciona tradicionalmente aos finais de semana na Praça do Trabalhador, em Goiânia, voltará a ser realizada somente aos sábados e domingos. Desde o dia 1º de abril, a portaria que permitia o funcionamento do comércio na sexta-feira perdeu a validade. Em contrapartida, os feirantes se movimentam para manter a feira nos três dias da semana.

Em janeiro deste ano, um decreto municipal assinado pelo prefeito Rogério Cruz  liberou o funcionamento da feira nas sextas. A medida previa evitar a concentração de pessoas na Região da 44 aos finais de semana durante a pandemia da Covid-19.

Continua após a publicidade

Mesmo após o decreto perder a validade, os feirantes estavam trabalhando normalmente há três semanas. Porém, na noite da última quinta-feira (28), os trabalhadores estiveram no local para dar início às montagens das barracas, mas foram impedidos pela Guarda Municipal.

Por meio de nota, a Secretaria de Economia Criativa (SEC) explica que o funcionamento na sexta-feira foi autorizado de forma excepcional e temporária, e também destaca que é um ponto crítico para a mobilidade no local, por conta das diversas intervenções e bloqueios feitos pelos feirantes realizados no trânsito.

Feirantes se mobilizam contra

O presidente da Associação da Feira Hippie, Waldivino da Silva, ressaltou que ficou surpreso com a suspensão do funcionamento já que, as portarias com data para expirar foram sendo substituídas por outras. “Essa decisão do prefeito afeta 6 mil feirantes. Precisamos da sexta-feira e pedimos sensibilidade do prefeito”. afirma

Segundo o presidente, as sextas-feiras são importantes porque é o dia em que o feirante vende em grandes volumes. “A nossa sexta-feira é 50% das nossas vendas. Nosso cliente de atacado vai embora às 15h de sexta. Sem o apoio da prefeitura a nossa feira vai falir. Estamos pedindo socorro”, afirma.

Ainda de acordo com o representante, o feirante quer se mobilizar contra a suspensão. “Na Assembleia desta sexta ficou decidido que, dia 4 de maio às 9h, se não tiver resolvido esse impasse os feirantes virão para Região da 44 e vão manifestar. Ninguém da Prefeitura falou oficialmente com a gente. Estamos abertos para tentar resolver. Dessa forma não pode ficar”, concluiu.

Resposta da Prefeitura

A equipe de reportagem do jornal O Hoje, entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Goiânia, que nos informou através de nota que o funcionamento da Feira Hippie às sextas-feiras foi autorizado pela Prefeitura de Goiânia, em caráter excepcional e temporário, para evitar a concentração de pessoas na Região da 44 aos finais de semana durante a pandemia de Covid-19.

“A validade do decreto que permite o funcionamento excepcional da feira expirou em 1º de abril. A atual configuração da Feira Hippie dificulta a entrada e saída de ônibus na Rodoviária, a evacuação do Terminal em caso de emergência e a realização de retornos por parte dos motoristas que trafegam no local, que precisam se arriscar em acessos improvisados pela contramão em razão do bloqueio, por parte dos feirantes, de dois cruzamentos das Avenidas Goiás e Leste-Oeste”, afirma trecho da nota.

Relembre

Em novembro do ano passado foi revogado a portaria que permitia o funcionamento da Feira Hippie somente aos sábados e domingos, liberando a realização também às sextas-feiras. O documento foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) e o retorno autorizado no mesmo mês.

Possibilitada pelo avanço da vacinação contra Covid-19 em Goiânia e o retorno das atividades comuns, a decisão foi tomada pela Prefeitura de Goiânia por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec). O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, destaca que houve extenso diálogo com os secretários envolvidos na volta, como Durval Pedroso (Saúde), a fim de garantir segurança sanitária na retomada.

“Eu tenho trabalhado constantemente para que voltemos ao nosso normal em Goiânia. E o funcionamento da Feira Hippie às sextas-feiras foi uma promessa de campanha do prefeito Maguito Vilela e eu vou cumprir essas promessas”, declarou o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz.

O titular da Sedec, Paulo Henrique Rodrigues Silva reforçou a importância da ação para a categoria. “Por conta da pandemia, os feirantes foram muito afetados. O retorno às sextas-feiras trará a esperança de um retorno financeiro positivo para esses trabalhadores”, enfatizou.

Veja Também