Em Goiânia, 24 novos bares foram abertos por dia desde a liberação do uso das máscaras

Desde o dia 1º de abril deste ano, 718 bares e restaurantes foram abertos na Capital.

Postado em: 05-05-2022 às 08h13
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Em Goiânia, 24 novos bares foram abertos por dia desde a liberação do uso das máscaras
Desde o dia 1º de abril deste ano, 718 bares e restaurantes foram abertos na Capital | Foto: Reprodução

Por Ítallo Antkiewicz

Desde que o uso de máscaras em locais fechados se tornou opcional em Goiânia, no dia 1º de abril deste ano, 718 bares e restaurantes foram abertos na Capital. As informações são de dados repassados pela Junta Comercial de Goiás (Juceg), que mostram que a reabertura dos estabelecimentos volta a acontecer, à medida que os casos e óbitos de Covid-19 diminuem.

Estima-se que cerca de 24 bares e restaurantes abriram por dia em Goiânia, somente no último mês. A realidade é bastante diferente da que foi vivida no início da pandemia, em 2020, quando o setor acumulou um prejuízo de mais de R$20 milhões, só na Capital.

Continua após a publicidade

De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Goiás (Abrasel-GO), os prejuízos acumulados ao longo dos anos de pandemia ainda não foram completamente superados pelos comerciantes. Entretanto, a categoria tem buscado repassar esses custos de forma parcial para os clientes.

O presidente da Abrasel, Danillo Ramos, afirma que o segmento é responsável por empregar mais de 50 mil trabalhadores. Portanto, o novo cenário é classificado como um momento “único” para os empresários do ramo.

“Cerca de 46% dos comerciantes do setor ainda estão com problemas relacionados a dívidas provenientes dos períodos de paralisação, outro ponto preocupante é a inflação. Afirmo que nós estamos passando esses custos de forma parcial para a clientela”, garante.

A cidade dos bares e restaurantes

Goiânia é bastante conhecida por conseguir gerar grandes nomes da música sertaneja brasileira. Toda essa cultura musical faz com que a Capital tenha os melhores e mais badalados bares sertanejos do País. Além dos bares sertanejos, a capital oferece uma infinidade de opções para todos os estilos e todos os tipos de públicos.

Além disso, a capital possui particularidades que a tornam ainda mais famosa dentro da tradição dos bares. A receptividade dos estabelecimentos com seu público é uma marca registrada fazendo com que poucos bares da cidade recebam notas baixas em atendimento. A cada dia da semana os bares e restaurantes de Goiânia oferecem uma programação com ritmos diferentes, possibilitando que as pessoas escolham o que querem ouvir.

Na cidade dos bares, a adoção do estilo de vida chamado contemporâneo resultou em várias transformações, sendo a de maior impacto a incorporação do hábito de comer fora de casa. Com isso, a modernidade está presente nos hábitos alimentares dos goianienses, pois mesmo comendo fora de casa, as pessoas optam por locais que tenham o aconchego do lar e boa comida.

Veja Também