Após dois anos, festa do Divino Pai Eterno em Trindade deve receber 5 milhões de fiéis

Durante a festa, milhões de fiéis chegam a pé, em comitivas a cavalo ou em procissões de carros de boi.

Postado em: 06-05-2022 às 07h58
Por: Daniell Alves
Imagem Ilustrando a Notícia: Após dois anos, festa do Divino Pai Eterno em Trindade deve receber 5 milhões de fiéis
Durante a festa, milhões de fiéis chegam a pé, em comitivas a cavalo ou em procissões de carros de boi | Foto: Reprodução

Após dois anos sem a romaria presencial do Divino Pai Eterno, em Trindade, a festa de 2022 tem expectativa de receber cerca de 5 milhões de fiéis. De acordo com a prefeitura da cidade, a decisão de realizar o evento foi baseada nos dados epidemiológicos apurados pelo Gabinete de Operação de Emergência e Saúde (GOE) em relação à pandemia da Covid-19. A Romaria deste ano será de 24 de junho a 3 de julho.

O presidente do GOE, Cristiano Galindo, afirma que a testagem ampliada da Covid-19 e o bom índice de vacinação possibilitaram a festa. De 3.932 casos notificados de pessoas com Covid-19 em Trindade no mês de janeiro, o número caiu para 120 em abril (96,95% menor), assim como as internações refluíram de 31 para 3. Já o número de testes, que são procurados quando há sintomas, caiu de 20.343 em janeiro, para 1.387 testes de Covid-19 em abril.

“Isso nos dá tranquilidade. São apenas 4 casos leves positivos e estão sendo acompanhados diariamente. A cada caso a pessoa recebe o medicamento de acordo com a sorologia”, aponta. O cartaz da Romaria este ano terá o tema “Fazei novas todas as coisas”. 

Continua após a publicidade

Pároco da Igreja Matriz Divino Pai Eterno, padre João Bosco acredita que a atual edição será a “melhor de todos os tempos”. “Todas as pessoas olham para o Divino Pai Eterno que aqui é celebrado, comemorado com tão grande júbilo”, disse o religioso ao contar que são 182 anos de história e devoção.

Também foi confirmada a realização dos shows de Diego e Arnaldo, Guilherme e Santiago, DJ Wam Baster, e Cléber e Cauan. O ingresso para assistir será a doação de alimentos não perecíveis que serão destinados a famílias em situação vulnerável.

O prefeito de Trindade, Marden Júnior, informa que a prefeitura deve garantir a segurança da população. “Nós vamos ter o nosso efetivo, nosso trabalho relacionado à saúde na mesma magnitude que nós tivemos no pico da Covid. Nós vamos ter as barreiras sanitárias, ações mais contundentes com a relação à Covid-19, locais para testagem à disposição das pessoas, espalhados pela cidade”, afirma.

Investimentos

O Governo de Goiás vai investir R$ 427 mil na Festa do Divino Pai Eterno. O montante é proveniente do Programa Goyazes, iniciativa gerenciada pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e que concede incentivo mediante abatimento do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de empresas.

A Secult afirma ter intensificado o apoio e promoção às festas tradicionais e populares goianas. Por meio do Circuito das Cavalhadas, por exemplo, o governo estadual investirá R$ 1,8 milhão na realização desta manifestação cultural em 12 cidades goianas. Para 2023, mais três cidades serão contempladas com recursos do Circuito, que passa a ser formado por 15 cidades.

Virtual 

Nos dois últimos anos, a Festa do Divino Pai Eterno aconteceu de forma virtual devido à pandemia. A prefeitura da cidade publicou um decreto que estabeleceu restrições que tiveram que ser seguidas durante a tradicional festa. Entre as regras estavam a proibição da abertura de igrejas e a entrada de comitivas na cidade.

A Romaria é uma celebração centenária, uma novena intercalada por diversas outras manifestações religiosas católicas, como, procissões, missas, e/ou confissões, com milhões de fiéis chegando a pé, em comitivas a cavalo ou em procissões de carros de boi, vindos de diversas cidades do interior de Goiás, de diferentes estados brasileiros e de outros países. 

Várias celebrações da Romaria são transmitidas ao vivo, chamando a atenção de fiéis no mundo todo. Em 2019, data da última edição, mais de 3 milhões de visitantes passaram por Trindade, oitava cidade mais populosa de Goiás. O evento é a maior festa religiosa da Região Centro-Oeste e é considerada a segunda maior do Brasil.

Veja Também