Mais de 500 empresas goianas devem participar do Dia Livre de Impostos

Lojistas já podem se cadastrar para participar do ato

Postado em: 09-05-2022 às 10h53
Por: Redação
Lojistas já podem se cadastrar para participar do ato

Empresas goianas já podem se cadastrar para participar do Dia Livre de Impostos, que ocorre em 2 de junho em todo o País. A data, que acontece anualmente, é uma forma de protesto contra a alta carga tributária brasileira.

No dia, os lojistas cadastrados comercializam os produtos sem incluir aos clientes o valor dos impostos. Com isso, segundo informações da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Jovem – que apoia o evento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas -, os descontos podem chegar a 70%.

A expectativa no Estado é que mais de 500 empresas goianas se cadastrem pelo link www.dialivredeimpostos.com.br neste ano. Para o presidente da CDL Jovem, Eberth Motta Júnior, o ato é de grande relevância.

Continua após a publicidade

“Queremos mostrar ao consumidor e ao empresário que as taxas que pagamos são elevadas e que o cidadão não tem o devido retorno nem mesmo na forma de serviços básicos”, disse e emendou: “O empreendedor se impressiona com o quanto ele poderia vender mais barato seus produtos. Quem compra se choca ao perceber que quase metade do valor que ele paga em alguns produtos vai para o governo.”

Impostos

Para se ter uma ideia, alguns produtos são compostos por quase 50% de tributos. Segundo tabela da CDL, um abajur, por exemplo, tem 44,75% de carga tributária. Já um aparelho eletrônico, como um iPOD, 49,45%.

Os itens mais altos da lista, contudo, são a arma de fogo (revólver) e o cigarro. Nestes, a carga tributária é de 71,58% e 83,32%, respectivamente. Bebidas, como Vodca e Whisky, ultrapassam os 67%.

Veja Também