Mais de 500 empresas goianas devem participar do Dia Livre de Impostos

Lojistas já podem se cadastrar para participar do ato

Postado em: 09-05-2022 às 10h53
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Mais de 500 empresas goianas devem participar do Dia Livre de Impostos
Lojistas já podem se cadastrar para participar do ato

Empresas goianas já podem se cadastrar para participar do Dia Livre de Impostos, que ocorre em 2 de junho em todo o País. A data, que acontece anualmente, é uma forma de protesto contra a alta carga tributária brasileira.

No dia, os lojistas cadastrados comercializam os produtos sem incluir aos clientes o valor dos impostos. Com isso, segundo informações da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Jovem – que apoia o evento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas -, os descontos podem chegar a 70%.

A expectativa no Estado é que mais de 500 empresas goianas se cadastrem pelo link www.dialivredeimpostos.com.br neste ano. Para o presidente da CDL Jovem, Eberth Motta Júnior, o ato é de grande relevância.

Continua após a publicidade

“Queremos mostrar ao consumidor e ao empresário que as taxas que pagamos são elevadas e que o cidadão não tem o devido retorno nem mesmo na forma de serviços básicos”, disse e emendou: “O empreendedor se impressiona com o quanto ele poderia vender mais barato seus produtos. Quem compra se choca ao perceber que quase metade do valor que ele paga em alguns produtos vai para o governo.”

Impostos

Para se ter uma ideia, alguns produtos são compostos por quase 50% de tributos. Segundo tabela da CDL, um abajur, por exemplo, tem 44,75% de carga tributária. Já um aparelho eletrônico, como um iPOD, 49,45%.

Os itens mais altos da lista, contudo, são a arma de fogo (revólver) e o cigarro. Nestes, a carga tributária é de 71,58% e 83,32%, respectivamente. Bebidas, como Vodca e Whisky, ultrapassam os 67%.

Veja Também