Secretaria da Saúde alerta os pais para baixa cobertura vacinal

A campanha de vacinação para todos os grupos segue até o dia 3 de junho

Postado em: 10-05-2022 às 07h10
Por: Daniell Alves
Imagem Ilustrando a Notícia: Secretaria da Saúde alerta os pais para baixa cobertura vacinal
A campanha de vacinação para todos os grupos segue até o dia 3 de junho | Foto: Reprodução

Com apenas 14,02% das crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade vacinadas contra a Sarampo e 11,7% contra Influenza, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) alerta pais ou responsáveis sobre a importância da imunização.A pasta reforça que a Campanha de Vacinação está aberta há mais de um mês e segue até o dia 6 de junho em postos de saúde de todos os municípios do Estado. 

O secretário de Saúde, Sandro Rodrigues, reforça que a vacina é um método de proteção e segurança. “A vacina salva vidas”, destaca. Segundo ele, os imunizantes “já foram estudados, avaliados e validados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)” e que previnem a ocorrência de casos graves das doenças.

A meta da Campanha Nacional de Vacinação é imunizar 425.748 crianças em todo o país, porém, até a última atualização, somente 62.834 delas receberam as doses contra a Sarampo e 52.546 para a Influenza. “Quando há elevados índices de vacinação, o vírus encontra dificuldade de circular e, aos poucos, vai desaparecendo”, incentiva a Diretora do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), a médica infectologista Mônica Ribeiro Costa.

Continua após a publicidade

Dentro do grupo de comorbidades da Influenza estão incluídos os imunossuprimidos, que precisam apresentar qualquer comprovante, como receita e relatório médico para serem vacinados. Já no caso do sarampo, além dos trabalhadores da saúde, passam a ser vacinadas também as crianças de seis meses a menores de 05 anos. A campanha para todos os grupos segue até o dia 03 de junho.

O objetivo da ação é mobilizar todos os grupos prioritários para imunização com as duas vacinas. No caso da Influenza, além dos idosos, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas (que já estão sendo imunizados), podem se vacinar: crianças de seis meses a menores de 05 anos (04 anos, 11 meses e 29 dias), professores, indígenas, pessoas com comorbidades e deficiência permanente, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, dentre outros.

Sarampo

A superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Flúvia Amorim, destaca que o sarampo é altamente transmissível, podendo causar sérias complicações e evoluir para morte. A transmissão pode ocorrer por dispersão de gotículas com partículas virais no ar, principalmente em ambientes fechados, como creches, escolas, clínicas e meios de transporte, como ônibus, navios e aviões. 

A vacina contra a doença está disponível para os trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a menores de 05 anos. Os trabalhadores da saúde precisam apresentar documento que comprove a atividade, como contracheque, crachá, entre outros. As crianças devem apresentar, obrigatoriamente, o Cartão de Vacinação e um documento.

Com contribuição de Augusto Sobrinho

Veja Também