Quinta-feira, 28 de março de 2024

Número de colisões contra postes cresceu mais de 50%; Goiás tem 14 batidas em postes por dia

Com o objetivo de promover a conscientização em alusão ao movimento Maio Amarelo, a companhia de energia orienta a população em caso de acidentes com postes.

Postado em: 12-05-2022 às 08h25
Por: Daniell Alves
Imagem Ilustrando a Notícia: Número de colisões contra postes cresceu mais de 50%; Goiás tem 14 batidas em postes por dia
Com o objetivo de promover a conscientização em alusão ao movimento Maio Amarelo, a companhia de energia orienta a população em caso de acidentes com postes | Foto: Reprodução

Somente nos quatro primeiros meses deste ano, 1.680 postes foram danificados após colisões de veículos em Goiás. São, em média, 14 batidas por dia. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 30,7%. Em 2019, a empresa responsável pela distribuição de energia no estado, aponta que nos quatro últimos anos o crescimento chegou a 52,7%, o que aumenta os custos operacionais da Ene lDistribuição Goiás.

Com o objetivo de promover a conscientização e mobilizar a sociedade por um trânsito mais seguro no mês em que é realizado o movimento Maio Amarelo, a companhia de energia orienta a população em caso de acidentes com postes.

O responsável pela Operação e Manutenção da Enel Distribuição Goiás, Ícaro Barros, informa que esse tipo de ocorrência costuma se concentrar nos finais de semana, entre sexta e segunda-feira. Segundo ele, um poste derrubado pode significar horas de trabalho das equipes de manutenção, que precisam não apenas substituir a estrutura, mas reconstruir todo o trecho da rede elétrica danificada. “Em alguns casos mais complexos, é necessário aguardar liberação da perícia para iniciarmos os trabalhos, o que pode aumentar o tempo que os clientes ficam sem energia”, comenta. 

Continua após a publicidade

Em situações como esta, a Enel Distribuição Goiás deve ser comunicada para realizar a troca do poste. Uma equipe da companhia é deslocada imediatamente para o local, a fim de fazer os reparos na rede. Alguns cuidados também devem ser tomados para evitar acidentes. “Não se deve tocar em cabos que estejam no solo, ficar embaixo de estruturas danificadas, nem tentar realizar o isolamento da área. Caso o poste tenha caído sobre o veículo, recomenda-se que o motorista não saia do carro até a chegada de socorro, salvo em caso de incêndio no local, mantendo sempre distância dos fios”. 

Para tentar diminuir o impacto dos abalroamentos, a Enel colocou defensas em alguns postes. Isso reduz a possibilidade de o equipamento tombar e ainda reduz o risco para os passageiros do veículo. Em casos de colisão, o motorista ou responsável pelo veículo deve arcar com os custos para a troca do equipamento. Para comunicar ocorrências, a população pode solicitar serviços ou informações, os clientes da Enel Distribuição Goiás podem entrar em contato pelo aplicativo Enel Goiás, que pode ser baixado gratuitamente para os sistemas iOS e Android; pelo site da companhia (www.enel.com.br).

Acidentes recentes

No último sábado (7), uma criança de 2 anos morreu após o pai perder o controle da direção e bater o carro em um poste de energia elétrica na Capital. O acidente ocorreu na Avenida Doutor Francisco Xavier, no Setor Crimeia Oeste, região central de Goiânia. De acordo com a Polícia, o condutor estava com sinais de embriaguez. 

A criança havia sido colocada pelo pai na cadeirinha, no banco de trás do carro, ao lado da irmã de 4 anos, que também estava numa cadeirinha. Com o impacto da batida, as crianças se feriram e uma não resistiu.

Três dias antes, em Anápolis, um caminhão também bateu em um posto elétrico em uma das esquinas da rotatória que fica em frente ao posto de gasolina. O veículo desceu sozinho pela rua depois do caminhoneiro deixá-lo ligado e sair para pedir informação no posto, localizado na Vila Góis, região central da cidade. 

Câmeras de segurança registraram o momento em que o caminhoneiro chega, desce, conversa com o frentista e, depois, sai correndo para tentar parar o caminhão, que já descia pela via, foi registrado por câmeras de segurança.

Já no último ano, outro caminhão atingiu fios de telefone e acabou derrubando nove postes, em Aparecida de Goiânia, e deixou 500 famílias sem energia na região. O condutor afirmou que iria entregar uma carga em um comércio da região, quando o veículo se prendeu a cabos de telefonia na Alameda Antônio Alves Neto. O veículo então saiu puxando os postes, que caíram.

Veja Também