Quinta-feira, 28 de março de 2024

Goiás tem aumento de 300% nos casos de dengue este ano

Goiás já tem 90.302 casos de dengue notificados, o que representa um aumento de 300% na comparação com o mesmo período do ano passado

Postado em: 13-05-2022 às 08h25
Por: Sabrina Vilela
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás tem aumento de 300% nos casos de dengue este ano
Goiás já tem 90.302 casos de dengue notificados, o que representa um aumento de 300% na comparação com o mesmo período do ano passado | Foto: CBMGO

Nos primeiros quatro meses de 2022 mais 37 mil casos de dengue foram notificados somente na Capital. Goiás já tem 90.302 casos de dengue registrados, o que representa um aumento de 300% na comparação com o mesmo período do ano passado. São 34 óbitos confirmados e outros 121 suspeitos.

Com o aumento desenfreado dos casos na Capital, a prefeitura de Goiânia institui a cobrança de uma multa que pode chegar a R$ 26 mil para donos de lotes baldios propensos a ser criadouros do Aedes aegypti. O dono do loteamento deverá, além de pagar a multa que aparecerá no boleto de Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana (ITU), ficar responsável em arcar com as despesas a ser realizada pela Companhia de Urbanização do Município de Goiânia (Comurg). 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), 623 multas já foram aplicadas desde o início da campanha em 25 de abril. De acordo com os dados, desde o começo do ano, foram mais de 900 multas aplicadas. A secretaria informou ainda que houve queda nas procuras nas unidades de saúde com sintomas de dengue, mas não informou números. 

Continua após a publicidade

Entre os dias 25 de abril a 6 de maio foram realizadas 2254 visitas de fiscais,69 intimações e 42 remoções da Comurg. Ao todo 16.432 imóveis trabalhados, 1.176 de depósitos inspecionados e 1,22% de índice de focos. 

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), por meio do programa Goiás de Resultados, intensificaram o combate ao mosquito. 

O CBMGO trabalhará em conjunto com as prefeituras municipais, está vistoriando os pontos estratégicos de maior risco como marquises de quadras poliesportivas, borracharias, ferros-velhos e depósitos em geral que, com acúmulo de água das chuvas que são propensos para ser grandes criadouros de mosquito. O Comandante-Geral do CBMGO, Coronel Washington Luiz Vaz Junior, conta que é necessário apoio de toda a população para dar certo. “Os bombeiros de Goiás estão ajudando a eliminar um perigo quase invisível à população. Esperamos que todos façam sua parte, alistando-se na guerra contra o Aedes. Essa é uma questão de saúde pública que exige empenho e cuidado de todos”. 

A SES-GO informou que está desenvolvendo ações voltadas à diminuição dos níveis de infestação do Aedes aegypti e prevenção dos casos de dengue, chikungunya e zika, causadas pelo mosquito desde 2021. Entre os procedimentos adotados, está a distribuição de 720 unidades de bombas costais motorizadas de uso individual pelo agente de saúde, com manutenção de outras 211 já existentes, todas em pleno funcionamento. 

A SES-GO também fez a distribuição de 20 bombas ultra baixo volume (UBV) veiculares adquiridas em 2021 –  ano de retorno das visitas domiciliares pelos agentes de combate a endemias -, nas quais 18 Regionais de Saúde do Estado, além da Capital, receberam duas unidades. Foi feita a distribuição dos inseticidas às regionais, regularizando o abastecimento em todos os municípios. A pasta afirma que também realiza  monitoramento georreferenciado das visitas domiciliares e dos bloqueios de focos identificados.

Veja Também