Obra da marginal é entregue sem iluminação

Fiação para postes de energia elétrica começa a ser instalada após a entrega de obras na Marginal Botafogo

Postado em: 17-05-2022 às 08h43
Por: Sabrina Vilela
Imagem Ilustrando a Notícia: Obra da marginal é entregue sem iluminação
Fiação para postes de energia elétrica começa a ser instalada após a entrega de obras na Marginal Botafogo | Foto: Pedro Pinheiro

Iniciada em setembro de 2019 e com previsão de entrega para o final de 2020, a prefeitura de Goiânia levou mais de dois anos para entregar o Complexo Viário da Avenida Jamel Cecílio, no Jardim Goiás. Avaliada em R$ 26 milhões, a estrutura teve um custo final de R$ 32,5 milhões. No local, mais de 200 mil veículos circulam por dia. O trecho inaugurado na última sexta-feira (13) foi entregue sem a instalação das fiações e iluminação adequada.

Ao passar na parte da manhã desta segunda-feira (16) uma parte da segunda radial estava começando a receber os fios de energia pela Enel. A reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) que respondeu por meio de nota que a obra de extensão da rede de iluminação no trecho em questão, da Marginal Botafogo, é de responsabilidade da Enel. A obra compreende implantação de postes e fiação, dentre outros serviços. A previsão dada pela empresa para a Seinfra é de conclusão desse trabalho nesta quarta-feira (18). A partir do momento em que a Enel entregar os trechos já trabalhados para a Seinfra, a equipe instalará as luminárias, e a via ficará totalmente iluminada. A pasta  reforça ainda que a população pode sempre encaminhar reclamações e solicitações pelo aplicativo Prefeitura 24hrs.

Já a Enel informou que “iluminação pública é responsabilidade da prefeitura”. A Seplanh já afirmou que a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) teria mais informações, porém até o fechamento desta edição não obtivemos resposta. 

Continua após a publicidade

O objetivo da obra entregue é gerar mais  fluidez ao trânsito que segue em direção à BR-153, GO-020 e condomínios residenciais do Jardim Goiás e vai fluir com mais tranquilidade. Por se tratar de uma via rápida, o tráfego da Marginal seguirá sem interferência semafórica da Avenida Goiás, no Setor Crimeia Oeste, até a Avenida 2ª Radial, no Setor Pedro Ludovico, e vice-versa.

O motorista que desce pela Alameda Leopoldo de Bulhões poderá acessar o Jardim Goiás pela direita, o Setor Sul pela esquerda, a Marginal Botafogo pelos dois lados, ou voltar para a Alameda, caso queira fazer o retorno. No nível intermediário, há 1,1 mil metros quadrados de calçadas acessíveis para que pedestres e pessoas com deficiência se locomovam com segurança. O complexo é todo sinalizado, com placas de trânsito e faixas de pedestre.

A estrutura é composta pelo Viaduto da Avenida Deputado Jamel Cecílio, Rotatória que faz ligação da Alameda Leopoldo de Bulhões até a Marginal e a Trincheira da Marginal Botafogo. 

A obra era para ser concluída em 15 meses, mas passaram mais de 2 anos. De acordo com a prefeitura de Goiânia, o atraso da obra foi por conta de inúmeros fatores, como a troca de gestão no início de 2021, a pandemia de Covid-19 e o período de chuva. Já o valor maior que o previsto, é justificado pelo aumento dos preços que atinge o setor de engenharia.

A obra da Jamel Cecílio presta homenagem ao cantor goiano Leandro, irmão de Leonardo, morto em 1998, vítima de câncer. O viaduto conta com 192 metros de comprimento e 282 no total, incluindo as duas rampas dos encabeçamentos, 13,8 metros de largura, duas pistas de 6,50 m, contendo quatro pistas de rolamento e guarda-rodas com 0,40 m.

Já a rotatória, tem diâmetro interno de 27,9 m, e externo de 40,6 m. A trincheira, por sua vez, na pista Sul/Norte tem 8,5 m e mais 8,5 m na pista Norte/Sul. O canal conta com 10 metros de largura e 284 m de comprimento, com altura de 3 metros. (Especial para O Hoje)

Veja Também