Quinta-feira, 28 de março de 2024

Clínicas veterinárias de Goiânia são autuadas suspeitas de usar medicamentos vencidos em animais

Duas clínicas veterinárias,  localizadas no Setor Bueno, em Goiânia foram autuadas pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) pelo uso de produtos com o prazo de validade vencido. A ação ocorreu nesta terça-feira (17/5).

Postado em: 18-05-2022 às 16h16
Por: Ana Bárbara Quêtto
Imagem Ilustrando a Notícia: Clínicas veterinárias de Goiânia são autuadas suspeitas de usar medicamentos vencidos em animais
A ação teve ajuda de equipes da Vigilância Sanitária Municipal de Goiânia e Aparecida de Goiânia. | Foto: Reprodução.

Nesta terça-feira (17/5), duas clínicas veterinárias localizadas no Setor Bueno, em Goiânia, foram autuadas pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Goiás (Procon-Goiás) pelo uso de produtos com o prazo de validade vencido.

Constatou-se nos dois estabelecimentos o uso interno de medicamentos vencidos, como insulinas, testes para identificar alergia nos animais e ossos para cachorros. Alguns destes produtos estavam com a data de validade vencida desde 2014. Além disso, foi verificada também a falta de condições adequadas para esterilização dos materiais utilizados nos procedimentos.

As empresas terão o prazo de 20 dias para apresentar uma defesa. Dependendo do porte e faturamento da empresa, as clínicas podem pagar uma multa de a partir de R$745. Os donos podem responder a um processo ético, a Decon vai instaurar um inquérito para investigar a prática de crime contra as relações de consumo nos dois estabelecimentos.

Continua após a publicidade

Segundo a fiscal do CRMV-GO, Nívea Soares, o órgão recebeu uma denúncia anônima reportando práticas realizadas nas empresas que não condiziam com a boa prática veterinária. O Procon agiu em conjunto com a Delegacia do Consumidor (Decon) e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Goiás (CRMV-GO).

Veja Também