Confira o que abre e fecha durante o feriado de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira de Goiânia

Postado em: 23-05-2022 às 05h30
Por: Daniell Alves
Serviços de urgência e emergência em saúde, fiscalização e coleta de lixo serão mantidos durante todo o feriado. As lojas do Atende Fácil funcionam até às 12h de hoje e fecham amanhã (24) | Foto: Reprodução

Foi decretado pela Prefeitura de Goiânia ponto facultativo nesta segunda-feira (23), véspera do feriado da Padroeira de Goiânia, celebrado no dia 24 de maio. O documento que dispõe sobre a medida foi publicado na edição suplementar do dia 19 de maio, do Diário Oficial do Município (DOM). 

Alguns servidores só retornarão ao expediente na quarta-feira (23). Contudo, o disposto não se aplica aos órgãos que exijam plantão permanente. As lojas do Atende Fácil, por exemplo, funcionam até às 12h de hoje e fecham amanhã (24). Serviços de urgência e emergência em saúde, fiscalização e coleta de lixo serão mantidos durante todo o feriado.

Veja como será o funcionamento dos órgãos da administração municipal

Saúde

Os casos de urgência e emergência serão atendidos nas 13 unidades que funcionam 24 horas por dia, conforme classificação de risco; ou seja, com prioridade às situações mais graves. Atualizações sobre testagem, além de informações a respeito da campanha de vacinação contra a Covid-19 podem ser acompanhadas pelo site www.goiania.go.gov.br.

O Centro de Zoonoses funcionará em regime de plantão e poderá ser acionado pelos telefones (62) 3524-3131 ou 3524-3130, quando presenciados casos com animais agressivos. Em caso de mordida, a pessoa ferida deve procurar com urgência a unidade de saúde mais próxima.

Para as situações de urgências e emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas, a população deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192, que conta com Central de Regulação e profissionais de salvamento.

Assistência Social

Equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) percorrem ruas de Goiânia em busca ativa 24 horas por dia. A população pode entrar em contato pelo telefone (62) 3524-7389. A Central de Óbitos de Goiânia funcionará 24 horas durante todo o feriado.

Mulheres vítimas de violência

O feriado da Padroeira de Goiânia não vai alterar o funcionamento da Casa Abrigo Sempre Viva, que atende mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em Goiânia. O espaço, que tem capacidade para acolher 50 mulheres, fica aberto 24 horas por dia.

O encaminhamento é feito pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam). O abrigo tem psicóloga, assistente social e outros profissionais especializados em lidar com ocorrências do gênero. A localização da Casa é mantida sob sigilo por motivos de segurança.

Comurg

Mantém o funcionamento das operações essenciais de limpeza, como varrição, coleta de lixo orgânico, serviços de roçagem, remoção, ajardinamento e viveiro. Os atendimentos para casos de queda de árvores e recolhimento de animais mortos também não sofrerão interrupção. Os cidadãos podem solicitar serviços pela Central de Atendimento (62) 35248500/35248555, pelo aplicativo Prefeitura 24 horas ou WhatsApp da Comurg (62) 98596-8555.

Guarda Municipal

Funcionará normalmente e, em casos suspeitos, a população pode entrar em contato com a GCM pelo telefone 153. Zoológico e Parque Mutirama
Conforme cronograma normal de funcionamento, os dois parques estarão fechados na segunda-feira (23) e terça-feira (24). 

CMTC

Os ônibus do transporte coletivo da capital circulam no sábado (21) e domingo (22), com suas respectivas planilhas. Na segunda-feira (23) operam em funcionamento normal, assim como no próprio feriado, na terça-feira (24).

Compartilhe: