Torneio de robótica propõe soluções inovadoras para crise da água

O projeto inspira estudantes dos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Tocantins, a apresentar possíveis soluções para o problema durante a etapa regional do Torneio

Postado em: 23-11-2017 às 09h05
Por: Kamilla Lemes
Imagem Ilustrando a Notícia: Torneio de robótica propõe soluções inovadoras para crise da água
O projeto inspira estudantes dos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Tocantins, a apresentar possíveis soluções para o problema durante a etapa regional do Torneio

Goiás passou nos meses de setembro e outubro pela maior crise hídrica de sua história, com falta de água na Região Metropolitana de Goiânia e rodízio em cidades do interior. A escassez de água, dentro do tema Hydro Dynamics, inspira estudantes, com idade entre 9 e 16 anos, dos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Tocantins, a apresentar possíveis soluções para o problema durante a etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League, no Sesi Canaã, em Goiânia. A competição movimenta a capital sexta-feira e sábado. 

Continua após a publicidade

Por meio de projetos como aplicativos para smartphones, dispositivos para reduzir o consumo doméstico, concreto permeável para calçadas, garrafa dessalinizadora, filtro feito com casca de banana, sistemas para aproveitar água da chuva e de ar-condicionado, os competidores irão discutir como encontramos, transportamos, usamos ou descartamos o líquido mais precioso do Planeta.

Ao todo, a disputa reúne 36 times de estudantes. Os melhores garantem vaga para a etapa nacional do torneio, em Curitiba, entre os dias 16 e 18 de março de 2018.

Além dos projetos de pesquisa, as equipes também serão avaliadas em três categorias: Design de Robô (em que a equipe planeja, projeta e constrói o robô com peças Lego); Core Values (que avalia valores como trabalho em equipe e espírito colaborativo entre os participantes do grupo), e o Desafio do Robô (quando os robôs autônomos cumprem missões na mesa da competição em partidas de 2 minutos e 30 segundos).

Aprender Brincando

A competição é divertida, tem emoção de sobra, mas o melhor de tudo é que faz parte de um processo de aprendizagem. Com a robótica, alunos e professores aprendem juntos conteúdos de física, química, biologia e matemática, com mais inovação, criatividade e raciocínio lógico. Sem falar no incentivo para que os alunos escolham carreiras nas áreas de engenharia e tecnologia.

O torneio

A competição é uma iniciativa do grupo Lego, da Dinamarca, e da organização americana First (For Inspirationand Recognitionof Science and Technology), realizada em mais de 80 países, com mais de 230 mil crianças por ano. Desde 2013, quando foi convidado, o Serviço Social da Indústria (Sesi) é o operador oficial no Brasil do evento, aberto ao público. As etapas regionais do Torneio de Robótica serão realizadas nas cinco regiões do País, envolvendo cerca de 4.200 participantes. 

Veja Também