Festa de Trindade: Confira a programação da Romaria 2022

Essa irá ser a primeira vez da volta presencial da festa de Trindade, já que nos últimos dois anos houve-se a reclusão do evento por causa da pandemia.

Postado em: 25-05-2022 às 15h25
Por: Victória Vieira
Imagem Ilustrando a Notícia: Festa de Trindade: Confira a programação da Romaria 2022
essa irá ser a primeira vez da volta presencial da festa de Trindade, já que nos últimos dois anos houve-se a reclusão do evento por causa da pandemia | Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (25/5), a Prefeitura de Trindade divulgou as informações e diretrizes sanitárias necessárias para a realização da famosa festa de Trindade, A Romaria do Divino Pai Eterno de 2022. Diante o cenário da Covid-19 e o número alto de visitantes neste ano, o evento acontece no dia 24 de junho a 3 de julho e conta com atrações shows, desfiles, missas e caminhadas dos romeiros.

O prefeito Marden Júnior, avisou que esse ano a realização da Romaria acontecerá no Parque dos Romeiros, localizado na GO-060. Essa decisão está atrelada ao fato do suporte e acolhimento com os romeiros que vão a pé até Trindade. A barraca da OVG, Organização das Voluntárias de Goiás, oferecerá atendimentos voltados para atendimentos emergenciais. Além disso, foram organizados mapeamentos das rotas internas de trânsito. Os desfiles de Carros de Boi e de Muladeiros, são dois eventos e serão na mesma data.

Órgãos municipais e estaduais fazem parte da Sala de Gestão Integrada da Romaria de 2022, essa irá ser a primeira vez da volta presencial da festa de Trindade, já que nos últimos dois anos houve-se a reclusão do evento por causa da pandemia. A divulgação do evento e recomendações municipais ocorre em parceria com o Governo do Estado e a Afipe, Associação Filhos do Pai Eterno. Confira:

Continua após a publicidade

Cuidados com a saúde na Romaria 2022:

A Prefeitura de Trindade recomenda:

• Os visitantes devem atualizar seus cartões de vacinação contra Covid-19, H1N1 e outras vacinas antes de virem para Trindade

• Idosos e pessoas com comorbidades usem máscara facial nas celebrações com aglomeração, especialmente em ambiente fechado.

• Uso de álcool 70% para higienização de mãos e objetos, sempre que possível.

• Haverá vacinação em parceria com o governo do Estado para quem ainda não tiver atualizado o cartão de vacinação.


• Dois vacimóveis serão disponibilizados, veículos estruturados com equipes e imunizantes para atuar em diferentes pontos durante a Romaria de 2022.

Desfiles de Carreiros e Muladeiros

Este ano será realizadas quinta-feira (30/06).


• Carreiros – concentração a partir das 7h00 na Praça da Antiga Cadeia, seguindo em romaria até a Igreja Matriz.


• Muladeiros e cavaleiros – concentração na Alameda Barro Preto, saindo logo após o término do desfile dos carreiros, por volta das 10h00.

Shows

Haverá shows em 2 dias. O ingresso será a doação de 2kls de alimentos não perecíveis (exceto sal, fubá e açúcar) que serão entregues pela Secretaria Municipal de Assistência Social a famílias de Trindade em situação de vulnerabilidade econômica.


• Sexta-feira 01/07 – Diego & Arnaldo e Guilherme & Santiago;


• Sábado 02/07 – DJ Wan Baster, e Cleber & Cauan;

Parque dos Romeiros

Localizado próximo ao Parque Ville Quaresmeira. Funcionará 24 horas, e os demais órgãos estaduais envolvidos no atendimento da população em 2022.

Infraestrutura

Segundo a previsão feita pela área de Segurança Pública, Trindade está sendo preparada para receber 5 milhões de pessoas durante os dez dias da Romaria de 2022.


• O Portal da Fé, na entrada da cidade, terá a iluminação revitalizada;


• Durante os dez dias da Romaria, as equipes de limpeza serão escaladas para dois turnos todos os dias;

Segurança

A prefeitura vai oferecer estrutura para as forças de segurança


• Tendas serão fixadas para equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar contribuindo para o atendimento rápido às intercorrências.

Barracas


• Esta semana a Prefeitura divulgará um decreto municipal definindo cadastro de veteranos e novatos para aluguel dos pontos comerciais durante o período da Romaria 2022;


• Decreto vai ter o calendário, local, valor dos alugueis para os interessados em se cadastrarem;

Veja Também