Idosos e pessoas com comorbidades devem usar máscara durante Romaria de Trindade

A orientação é que os idosos e pessoas com comorbidades usem máscara facial. A prefeitura da cidade vai colocar dois vacimóveis, veículos estruturados com equipes e imunizantes para atuar em diferentes pontos

Postado em: 26-05-2022 às 08h43
Por: Daniell Alves
Imagem Ilustrando a Notícia: Idosos e pessoas com comorbidades devem usar máscara durante Romaria de Trindade
A orientação é que os idosos e pessoas com comorbidades usem máscara facial. A prefeitura da cidade vai colocar dois vacimóveis, veículos estruturados com equipes e imunizantes para atuar em diferentes pontos | Foto: Pedro Pinheiro

Durante a Romaria de 2022, em Trindade, a orientação é que os idosos e pessoas com comorbidades usem máscara facial. A prefeitura da cidade vai colocar dois vacimóveis, veículos estruturados com equipes e imunizantes para atuar em diferentes pontos. Haverá vacinação em parceria com o Estado para quem ainda não tiver atualizado o cartão de vacinação. As diretrizes estão levando em conta o cenário da pandemia da Covid-19 e número de visitantes. 

A expectativa é receber 5 milhões de pessoas. De acordo com a prefeitura, neste ano será implantado o Parque dos Romeiros, na GO-060, para dar acolhimento, ainda na rodovia, às pessoas que vierem a pé, mantendo a tradição secular da Romaria até Trindade. O espaço foi oferecido para a montagem, a partir de 2022, da barraca da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), junto com atendimentos da prefeitura, em grande parte voltados para atendimentos emergenciais.  

O município fez mapeamento para direcionar rotas internas de trânsito. Também redefiniu o dia de realização de dois eventos que atraem multidões todos os anos, os desfiles de Carros de Boi e de Muladeiros, que em 2022 serão na mesma data.

Continua após a publicidade

“As definições municipais são tomadas pelas secretarias em conjunto com a Sala de Gestão Integrada da Romaria de 2022, instalada pela prefeitura no Centro Administrativo, e que se reúne semanalmente, trocando informações e definindo as melhores estratégias. Órgãos municipais e estaduais fazem parte da Sala. A divulgação das diretrizes e recomendações municipais ocorre em parceria com o Governo do Estado e a Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), que também devem divulgar hoje suas programações”, explica a prefeitura. 

Covid

Com relação aos cuidados contra a Covid-19, a recomendação é que os visitantes atualizem seus cartões de vacinação contra Covid-19, H1N1 e outras vacinas antes de irem para Trindade. Já os idosos e pessoas com comorbidades devem usar máscara facial nas celebrações com aglomeração, especialmente em ambiente fechado. Também é recomendado o uso de álcool 70% para higienização de mãos e objetos, sempre que possível.

“Dois pontos móveis com vacimóvel, teremos também pontos fixos nas Unidades de Saúde e esses pontos de mobilidade próximos as Basílicas e a entrada da cidade no portal da fé. Inclusive, nós estamos divulgando a conscientização da atualização do cartão de vacina para que possam chegar aqui protegidos. Hoje não temos nenhuma internação por Covid-19. Todos os casos registrados estão leves sem complicação, graças à vacina”, destaca o prefeito de Trindade, Marden Júnior.

Desfiles e shows

Os desfiles de carreiros e muladeiros serão  concentrados no mesmo dia. O de Carreiros terá concentração a partir das 7h00 na Praça da Antiga Cadeia, seguindo em romaria até a Igreja Matriz. Já o de Muladeiros e cavaleiros, na Alameda Barro Preto, saindo logo após o término do desfile dos carreiros, por volta das 10h00.

Os shows irão ocorrer em 2 dias. Na sexta-feira (1º/7) será o show de Diego & Arnaldo e Guilherme & Santiago e no sábado (2/6) DJ Wan Baster, e Cleber & Cauan. O ingresso será a doação de 2kls de alimentos não perecíveis (exceto sal, fubá e açúcar) que serão entregues pela Secretaria Municipal de Assistência Social a famílias de Trindade em situação de vulnerabilidade econômica.

Parque

O Parque dos Romeiros está sendo criado este ano e será implantado definitivamente, próximo do Parque Ville Quaresmeira. Segundo a prefeitura, o asfaltamento da primeira etapa está previsto para esta semana. Esta etapa vai abrigar a Barraca da OVG, a estrutura de acolhimento da Prefeitura que funcionará 24 horas, e os demais órgãos estaduais envolvidos no atendimento da população em 2022. 

O Portal da Fé, na entrada da cidade, terá a iluminação revitalizada. Também serão revitalizados os calçamentos em frente à Basílica, e avenidas Raimundo de Aquino e Manoel Monteiro.  Durante os dez dias da Romaria, as equipes de limpeza serão escaladas para dois turnos todos os dias. A prefeitura vai oferecer estrutura para as forças de segurança. Tendas serão fixadas para equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar contribuindo para o atendimento rápido e eficaz às intercorrências.

Trânsito

As rotas ainda estão sendo definidas para absorver o público estimado este ano. “Está buscando apoio da Goinfra para desviar o fluxo de caminhões vindos pela GO-469, Abadia de Goiás, evitando travar o trânsito na região mais central durante os dez dias da Romaria”. 

Esta semana a Prefeitura irá divulgar decreto municipal definindo cadastro de veteranos e novatos para aluguel dos pontos comerciais durante o período da Romaria 2022. O decreto vai ter o calendário, local, valor dos aluguéis para os interessados em se cadastrar. (Especial para O Hoje).

Veja Também