Usuário terá que pagar mais caro para chamar corridas em aplicativo

A nova atualização chegou ao Brasil no final do ano passado, mas apenas em algumas regiões. Ideia é que mecanismo oferte corridas mais rápidas

Postado em: 02-06-2022 às 08h39
Por: Sabrina Vilela
Imagem Ilustrando a Notícia: Usuário terá que pagar mais caro para chamar corridas em aplicativo
A nova atualização chegou ao Brasil no final do ano passado, mas apenas em algumas regiões. Ideia é que mecanismo oferte corridas mais rápidas | Foto: Pedro Pinheiro

O alto custo da gasolina, a debandada de motoristas dos aplicativos devido a baixa remuneração tem aumentado vertiginosamente o tempo de espera por corridas em todo o estado. Para tentar contornar esse tempo de espera, a principal plataforma de transporte individual lançou uma forma de priorizar o usuário, contanto que ele pague a mais para ter viagens mais rápidas. O beneficiado, em tese, será o motorista, que receberá a mais por viagens de até 10 quilômetros. 

O publicitário, Thiago Xistos usa o aplicativo quase todos os dias durante a semana para se deslocar ao trabalho. Ele gasta em média R$700 por mês com a locomoção que chega a ser às vezes mais de duas vezes por dia. Para ele a ideia não parece favorecer tanto o passageiro já que ele encontra desvantagens nas corridas já tem um tempo.

“Sinceramente, para mim não vai beneficiar, até porque eu não teria coragem de pagar mais, já que o app está cada dia mais caro e quase se tornando inviável as viagens. O que a Uber devia fazer era melhorar os incentivos ao motorista, reduzir a porcentagem que ela retira deles e assim iria aumentar o número de motoristas na plataforma, o que aliviaria a espera e a demanda do passageiro. É muito fácil cobrar mais e entregar menos”, reclama.

Continua após a publicidade

Segundo o publicitário, ele está achando difícil conseguir corridas com mais rapidez há cerca de um ano. “Com a redução dos motoristas, está quase que impossível achar um uber que esteja a menos de cinco minutos de você, tem se tornado complexo, pois cada dia preciso chamar o uber com mais antecedência do que o habitual”, salienta Xistos.

Juliano Kécio Veras Militão é motorista de Uber desde 2019, antes ele trabalhava com instalações elétricas, mas a queda do movimento resolveu trabalhar como motorista para melhorar a renda. Apesar da pandemia e da alta nos combustíveis, ele procura trabalhar em horários estratégicos para não ser prejudicado. “Considero um bom rendimento embora não uso apenas a plataforma UBER mas também a 99 pop. Devido a conhecer bem a cidade e os horários de alta demanda consigo bons retornos”.

Ele acredita que a novidade na plataforma irá trazer melhorias. “Acredito que o Uber Prioridade ajudará sim, sendo que essas corridas aparecerão nos horários de alta demanda e adicionadas ao preço dinâmico”, conta com expectativa já que ainda não pegou uma viagem com a categoria recente.

Cooperativa

O presidente da Cooperativa do Transporte Privado de Goiás (Coopgo), Marcelo Conrado, afirma que o mercado passou por redução. “Com aumento dos custos operacionais, em especial os combustíveis e sem a equivalente correção no valor do preço do quilômetro rodado pago pelas plataformas líderes de mercado, o rendimento dos motoristas tem reduzido”. Ele afirma ainda que em 2019 eram 30 mil motoristas de aplicativo em Goiás e hoje caíram para 8.500 representando 60% de desistência.

Para Conrado o custo operacional por quilômetro rodado nos veículos térmicos chegou na casa de 1,70. “Motorista não recebe pelo deslocamento , só recebe cerca de 1,80 a 2,00 reais por quilômetro de percurso”, pontua.

Segundo ele, conforme a distância de deslocamento até o passageiro a corrida não compensa e o motorista cancela a viagem. “Até pouco tempo o motorista que cancelava mais de duas viagens dia era bloqueado. Começamos a entrar com ações na justiça provando que determinadas corridas o motorista tinha prejuízo e as operadoras ficavam com lucro. A Justiça nos atendeu e proibiu os bloqueios”, declara.

Para o presidente, o Uber Prioridade foi criado para tentar corrigir essa falta de pagamento pelo deslocamento até o passageiro, mas o valor é baixo,adicional de 4 reais, que dependendo da distância de deslocamento não compensa.  Também é limitado a certos horários e regiões da cidade. 

“A solução que estamos trabalhando é a criação de cooperativas em todo o Brasil e a organização de uma central de cooperativas que deverá ter sede em Goiás.  Vamos sediar um encontro nacional no dia primeiro de julho em Goiânia  para discutir a união e organização da categoria”, destaca Conrado. 

Plataforma Uber

A Uber informou por meio de nota que a nova modalidade a plataforma opera um sistema de intermediação de viagens dinâmico e flexível, “por isso buscamos sempre considerar, de um lado, as necessidades dos motoristas parceiros e, de outro, a realidade econômica dos consumidores, tendo em vista a preservação do equilíbrio oferta-demanda que é fundamental para a plataforma”. A Uber possui cerca de 1 milhão de motoristas parceiros em todo o Brasil

Veja Também