Seinfra anuncia início das obras para restauração asfáltica no Eixo Anhanguera

Dividido em duas etapas, projeto de restauração tem previsão de término para julho de 2024, sem prejudicar mobilidade no trecho.

Postado em: 06-06-2022 às 19h22
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Seinfra anuncia início das obras para restauração asfáltica no Eixo Anhanguera
Dividido em duas etapas, projeto de restauração tem previsão de término para julho de 2024, sem prejudicar mobilidade no trecho | Fotos: Jucimar Sousa/Secom

A Prefeitura de Goiânia anunciou que dará início às obras de restauração do pavimento do Eixo Anhanguera, entre os terminais Padre Pelágio e Novo Mundo. O trabalho, a ser executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), começa nesta terça-feira (7/6) pelo terminal da Praça da Bíblia, sentido Praça A, no cruzamento da Avenida Anhanguera com a Rua 208.

A previsão é de que as intervenções no trecho de 300 metros sejam feitas até sexta-feira (10/6), sem alterar pontos de embarque e desembarque. As obras decorrem do termo de acordo firmado em maio com a Metrobus Transporte Coletivo, que dispõe sobre serviços de fresagem, recapeamento e manutenção da via.

Não haverá desvios para outras vias ou bloqueios, porém, nos trechos em obras, os ônibus do Eixo não circularão em suas faixas exclusivas, mas na faixa da direita, junto aos outros veículos. Segundo a Seinfra, agentes de trânsito permanecerão no local para controle do trânsito.

Continua após a publicidade

Termo para restauração

Desde o início das negociações, em março, com a Metrobus e Governo do Estado, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) analisa parâmetros técnicos e cronogramas de desenvolvimento das obras. A recuperação deverá ocorrer em diversos trechos nos 28 km da via.

“É uma via muito importante, extensa, com 28 quilômetros – considerando os dois sentidos, com um dos maiores sistemas de transporte de passageiros de Goiânia e Região Metropolitana. Portanto, são necessárias estratégias específicas para o cumprimento das metas”, explica o secretário de Infraestrutura de Goiânia, engenheiro Everton Schmaltz.

Para assegurar a trafegabilidade no Eixo Anhanguera, que conta com um pavimento construído ainda em 1976, ficou acordado entre as partes que a Seinfra executará, de junho a novembro deste ano, serviços de fresagem e recapeamento em toda a extensão do Eixo Anhanguera, entre os terminais Padre Pelágio (Jardim Fonte Nova) e Novo Mundo (Jardim Novo Mundo).

A segunda etapa acontecerá entre os meses de agosto de 2023 e julho de 2024, quando a Seinfra fará a reconstrução do pavimento em toda a extensão do Eixo Anhanguera, conforme solução técnica determinada em decisão judicial.

Também estão previstas manutenções rotineiras, como tapa-buracos ou outras medidas emergenciais para sanar falhas no asfalto ao longo do Eixo. Os serviços como limpeza e retirada de detritos serão feitos conforme solicitação da Metrobus, que ficará responsável pelo monitoramento do pavimento.

“Acreditamos que, dessa maneira, será possível atender bem o cidadão e a frota de ônibus da Metrobus, que terá sempre um pavimento de boa qualidade para trafegar em segurança”, pontua o titular da Seinfra.

Veja Também