Fim de semana tem risco de temporal

População deve ficar em estado de alerta com os riscos de alagamentos e ventos fortes

Postado em: 02-12-2017 às 08h15
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Fim de semana tem risco de temporal
População deve ficar em estado de alerta com os riscos de alagamentos e ventos fortes

Marcus Vinícius Beck*

Chuva com raios e trovões devem despencar em Goiânia neste fim de semana, mas não se sabe qual será a quantidade milimétrica chovida – já que o Instituto Nacional de Meteorologia não trabalha com essa forma de medição. No entanto, o Inmet alertou na última sexta-feira (1°), por meio de sinais laranja e amarelo, que há possibilidade de sábado e domingo serem muito chuvosos. Por isso, o recomendável é pensar duas vezes antes de sair de casa em meio a um temporal.

Continua após a publicidade

Segundo Elizabeth Alves Ferreira, chefe do Inmet, o mês de dezembro é historicamente chuvoso e, com isso, a população deve ficar em alerta com os riscos que a chuva pode trazer. “O ideal é evitar cair de casa no momento em que estiver chovendo, sobretudo quanto estiver com bastante raio e trovão”, afirma a meteorologista, chamando a atenção para o perigoso de dirigir na chuva. “Os ventos, geralmente, costumam ser intensos”, finaliza. Para a chefe do Inmet, é preciso ficar atento nos próximos dias.

A metereologista explica que a região Centro-Oeste do Estado, de Goiânia até a divisa com Minas Gerais, provavelmente deve ser uma das localidades que mais sofrerá com os impactos da chuva. Segundo ela, o período da tarde promete ser o mais chuvoso, além de oferecer maiores riscos de trovoadas. “Em todo o Estado deve chover desta forma”, diz.

Mas nem tudo mundo acha o final de semana repleto de chuvas algo ruim. O vendedor Marco Polo, 43, crê que o tempo nublado lhe faz bem, pois com este clima ele opta por preparar pratos culinários exóticos. “No calor, a gente ficar suando o dia todo, e não come coisas boas”, afirma o vendedor, que é natural do Paraná, região que passa boa tarde do clima com o clima ‘fechado’. “É uma das coisas que sinto saudades do sul”, revela. 

Outros também estão alegres com o clima chuvoso. A estudante Júlia Aguiar, 21, que nasceu no Rio de Janeiro, e gosta do tempo ensolarado, reconhece que o calor estava insuportável nos últimos dias. Segundo ela, era praticamente impossível sair de casa sem suar, o que “é algo totalmente deselegante”. “Não há nada mais chato do que chegar nos lugares pingando”, reclama. No entanto, ela diz que o tempo nublado jamais substituirá um céu aberto. 

Contraste

Antes da onda chuvosa que acomete Goiânia há alguns dias, a cidade padeceu por mais de 100 dias com o clima seco. Na época, a recomendação era procurar se hidratar durante alguns períodos do dia. No entanto, as primeiras chuvas que caíram na Capital, trouxeram alguns problemas, como risco de acidentes com jamelões, conforme foi mostrado em reportagem do jornal O Hoje. Muitos motociclistas reclamavam dos riscos de acidentes. 

*Marcus Vinícius Beck é estagiário do jornal O Hoje, sob orientação do editor de Cidades, Rhudy Crysthian.

Veja Também