Feira em Goiânia estimula economia compartilhada

O evento não aceita dinheiro, pois o objetivo é fazer com que as pessoas desapeguem de objetos que não interessam mais e façam circular a economia compartilhada

Postado em: 02-12-2017 às 14h45
Por: Márcio Souza
Imagem Ilustrando a Notícia: Feira em Goiânia estimula economia compartilhada
O evento não aceita dinheiro, pois o objetivo é fazer com que as pessoas desapeguem de objetos que não interessam mais e façam circular a economia compartilhada

Neste domingo (3), a Central de Decorados da CMO Construtora no Setor Bueno, em Goiânia, recebe o Escambo BPW – Feira de Trocas. O evento não aceita dinheiro, pois o objetivo é fazer com que as pessoas desapeguem de objetos que não interessam mais e façam circular a economia compartilhada. 

A Feira é aberta ao público, tanto para homens quanto mulheres, e não é preciso fazer pré-inscrição. Ao chegar ao local, o participante entrega os produtos dos quais deseja se desfazer e recebe o valor do mesmo em BPW – moeda adotada pela organização do evento. Depois disso, escolhe os produtos que deseja e paga em BPW.

Continua após a publicidade

O diferencial desta edição é que os valores em BPW’s poderão também ser trocados por serviços de pessoas físicas disponíveis na XporY.com, plataforma digital  permutas multilaterais e que reúne cerca de dois mil associados (empresas ou pessoas físicas) que oferecem milhares de serviços e produtos que são negociados em X$, moeda virtual adotada pela plataforma. 

“A pessoa pode, por exemplo, deixar uma roupa na feira e levar serviços como massagem, atendimento num salão de beleza ou produtos como vinho ou uma refeição especial num restaurante, oferecidos por nossos associados que negociam . Com isso nós vamos ampliar as opções de consumo para quem gosta de compartilhar”, explica o fundador e diretor da XporY.com, Rafael Barbosa.

Segundo ele, a plataforma de permutas irá ficar com os trocos em BPW’s. “A pessoa que ficar com BPW na mão pode entrar na plataforma da X por Y e converter BPW em X$, tendo acesso a milhares de serviços. Diferente da edição passada do evento, quando se sobrasse BPW na mão, as pessoas perdiam”, afirma o diretor

Desapego

No evento podem ser trocados sapatos, roupas, bolsas, entre outros produtos. A ideia é que as pessoas se desfaçam de objetos que não usam, mas que podem ser de grande interesse para terceiros.

Ao promover este intercâmbio, a feira fortalece a economia compartilhada e a sustentabilidade, pois não há o ingresso de produtos novos – o que é sinônimo de retirada de recursos naturais da natureza – no mercado. “Nós estamos entrando com esta parceria da XporY.com no evento dentro do conceito de economia colaborativa e do conceito que as pessoas têm tem que compartilhar e desapegar”, diz o diretor da XporY.com, Rafael Barbosa.

Outra vantagem da proposta, destaca Rafael, é a possibilidade de fazer compras sem tirar dinheiro do bolso. “É um negócio super inteligente. Você vai liberar espaço do guarda roupa e gerar um crédito para ter a sensação de compras”, argumenta.

A organização é do grupo de empoderamento feminino Bola Pato e da BPW (Business and Professional Women), ONG internacional presentes em mais de 100 países, que reúne mulheres no mundo todo em busca de negócios, defesa de direitos e promoção da paz. 

Serviço

Horário: 9h às 13h

Endereço: Rua T-53, Central de Decorados da CMO Construtora

Vídeo sobre o evento no link: https://www.youtube.com/watch?v=0WGKTDRXRMo 

Foto: Reprodução

Veja Também