Desvio na Praça Cívica para obras do BRT foi adiado para domingo

A SMM destinará agentes de trânsito à Rua 94 com Avenida 85, e à Avenida 84

Postado em: 16-06-2022 às 08h12
Por: Sabrina Vilela
Imagem Ilustrando a Notícia: Desvio na Praça Cívica para obras do BRT foi adiado para domingo
A SMM destinará agentes de trânsito à Rua 94 com Avenida 85, e à Avenida 84 | Foto: Pedro Pinheiro

A Praça Cívica terá um novo desvio a partir deste domingo,19, às 8h por causa das obras do BRT Norte-Sul. Segundo a prefeitura de Goiânia por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), será realizado um remanejamento de uma adutora (tubulação de água) na principal alça de acesso no local com a Avenida 84,  na próxima segunda-feira,20, começará a remoção do pavimento existente.

A SMM destinará agentes de trânsito à Rua 94 com Avenida 85, e à Avenida 84. Condutores de veículos particulares serão orientados a usar o terceiro anel (Rua 94), criado em julho de 2021 pela secretaria,  devido aos avanços da obra do BRT na Praça Cívica. Outra medida a ser tomada pela pasta a fim de não gerar transtorno é o ajuste de tempos semafóricos no terceiro anel situado na Rua 94. A prefeitura orienta ainda que os condutores busquem rotas alternativas ou usem o aplicativo Waze durante o período de obras. 

Devido ao avanço das obras do BRT Norte-Sul, o plano de mobilidade para o centro de Goiânia foi apresentado pela prefeitura de Goiânia no dia 15 de julho de 2021. O anel interno da Praça Cívica, no centro da capital, foi interditado no dia 24 de julho, por 75 dias, e permanece fechado para execução das obras. 

Continua após a publicidade

Conforme informações da secretaria municipal de infraestrutura urbana (Seinfra), seriam construídos 1.240 metros lineares de pavimentação de corredor BRT e de vias para ônibus comum em pavimentos de concreto na Praça Cívica. Além disso, a secretaria informou que as obras contaram com aval do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que autorizou a execução da pavimentação, por meio de acompanhamento arqueológico.

O BRT norte-sul foi dividido em dois trechos, sendo o primeiro, do terminal isidória até o terminal cruzeiro do sul, em aparecida de Goiânia, e o segundo trecho, do Terminal Recanto do Bosque,na região norte do município, passando pela praça do Trabalhador, Praça Cívica, praça do Cruzeiro e chegando ao terminal Isidória. no lançamento da obra, em julho de 2021, a nova estrutura seria entregue aproximadamente três meses depois, mas agora,a expectativa é que a construção das quatro estações de embarque e desembarque na praça cívica sejam entregues em setembro deste ano.

Trecho da Praça Cívica interditado

O desvio da Praça Cívica, posto na terça-feira, dificultou o tráfego de veículos durante a manhã. Entretanto, a previsão do remanejamento da adutora, segundo a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), é até o dia 10 de julho. O período do trabalho feito em parceria com a Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago), será aproveitado para finalizar os detalhamentos de pavimento. 

A segurança será garantida, segundo a SMM, com apoio de agentes da pasta na região. Entretanto, mesmo com a ajuda, durante as obras, é recomendado que os condutores busquem por rotas alternativas, por meio de aplicativos, como Waze ou Maps, além de ficarem atentos à sinalização e placas de desvios que orientam o motorista. 

Veja Também