Medicação para TDAH está em falta na maioria de farmácias na Capital

Pandemia e guerra na Ucrânia dificulta a entrada de insumos para a produção de remédios

Postado em: 20-06-2022 às 07h48
Por: Sabrina Vilela
Imagem Ilustrando a Notícia: Medicação para TDAH está em falta na maioria de farmácias na Capital
Pandemia e guerra na Ucrânia dificulta a entrada de insumos para a produção de remédios | Foto: Reprodução

Algumas farmácias de Goiânia estão em falta com relação a alguns medicamentos, como os de uso psiquiátrico, por exemplo o Venvanse – remédio usado para tratar a agitação e o Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH) – que custa em média R$420. No entanto, Goiás não é o único estado que está sofrendo com a falta, pois na última semana várias pessoas usaram as redes sociais para reclamar da falta do remédio em farmácias brasileiras, inclusive na Capital de Goiás. 

A reportagem do jornal O Hoje entrou em contato com algumas farmácias de regiões da Capital para saber se realmente está em falta. As farmácias mais populares não possuem a medicação e as que possuem oferecem a opção genérica ou não disponibiliza a caixa com 30 mg. 

Jallyson Henrique Alves é farmacêutico, membro do Grupo Técnico de Trabalho de Farmácias e Drogarias do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO), ele afirma que a falta de medicamentos se tornou um problema durante a pandemia e até hoje a indústria farmacêutica sofre com os refleoxos. “Durante a pandemia os principais fornecedores de medicamentos como Índia e China entraram em lockdown e diminuiu bastante a produção  e isso acabou afetando os mercados internacionais, não só aqui no Brasil. Aqui no país a demanda nos últimos tempos tem se acentuado e por conta desses reflexos lá em 2020 pode estar havendo falta agora”, salienta. 

Continua após a publicidade

Caso o paciente tenha dificuldade de encontrar medicamentos essenciais, o farmacêutico orienta a buscar uma solução o mais rápido possível já que o uso correto dessas medicações são essenciais. 

O farmacêutico conta que a distribuição nas farmácias do medicamento não está da maneira correta . “O medicamento Venvanse não está esgotado por completo seu estoque, existem farmácias em Goiânia que ainda têm estoques, mas não de todas as dosagens. Está um pouco mal distribuída a questão das dosagens, têm farmácia que possui mais unidades da embalagem de 30 mg outras com estoque de 50mg e tem farmácia com estoque só de 70. Algumas contém as três, mas a dosagem mais difícil de se encontrar no momento é de 70mg. Por isso, alguns médicos prescrevem nas receitas as dosagem de 30mg ou de 50 mg e pede para o paciente comprar e levar numa farmácia de manipulação para poder estar reestruturando na dosagem adequada que ele precisa”.

Efeitos 

O psiquiatra, Alfredo Simonetti, professor de Medicina do Centro Universitário São Camilo – SP explica que o que vai determinar o grau de importância para tomar a medicação no horário correto é a fase em que ele se encontra no tratamento. ” No início do tratamento ele é muito importante porque os remédios psiquiátricos costumam ter um tempo para começar a fazer efeito, por exemplo, antidepressivos demoram de uma semana a 15 dias. Já na fase de manutenção esqueceu o remédio um dia e o outro na verdade pode não provocar tantas alterações assim porque o nível do remédio no sangue já está mais estável a não ser é claro em casos muito graves de psicose esquizofrênicos bipolares em crise”.

O psiquiatra ressalta que os pacientes que fazem uso do Venvanse, mas não estão tomando por não encontrar podem perder o nível de concentração que é dado pela medicação. “O Venvanse é um remédio que tem um tempo de duração de 4 a 6 horas. Se o paciente esquecer um dia, o primeiro prejuízo é que ele não vai ter aquele efeito nessas quatro horas, ou seja, ele vai perder o nível de concentração pois ajuda a manter o foco. Mas, quando é interrompido não causa síndrome de abstinência alguns outros remédios psiquiátricos como os calmantes, por exemplo, não pode ser parado de forma imediata porque eles dão muitas reações físicas”. 

Ele destaca ainda que assim que tiver dificuldade de achar as medicações o correto é já procurar o psiquiatra que ele poderá oferecer outras opções. Mas, mesmo assim pode acontecer de sofrer mais uma vez com a falta por conta da alta procura. Ou então, fazer o medicamento manipulado. 

Droga para aumentar a concentração

Outros comentários que têm se popularizado nas últimas semanas referente ao Venvanse é sobre a compra indiscriminada desse medicamento para usar como drogas ou simplesmente em situações específicas como provas importantes. 

Em um tweet na última semana a usuária fez o seguinte comentário: “Estou num bar com amigos não médicos que descobriram a existência de Venvanse. D’us me proteja [SIC]”. O comentário rendeu curtidas e comentários até de quem desconhecia a medicação. Um dos usuários respondeu: “É um remédio estimulante usado para o tratamento do TDAH. Porém, as pessoas estão usando pra dar um booster no cérebro para fazer prova de concurso, vestibular para se concentrar e tal”. 

Apesar de ser um remédio que está se popularizando pelo benefício que ele pode trazer, apenas um psiquiatra pode fazer a prescrição da medicação. “O uso correto da medicação prescrita pelo médico psiquiatra é fundamental para o sucesso do tratamento. Não usar ou usar irregularmente pode comprometer a eficácia e levar a um descontrole do problema do paciente”, afirma o psiquiatra Tiago Oliveira.

Veja Também