Romeiros e Carreiros iniciam caminho da Romaria do Divino Pai Eterno

Os fieis já estão percorrendo centenas de quilômetros, a pé ou em carros de boi, para pagar promessas em louvor ao Divino Pai Eterno

Postado em: 20-06-2022 às 11h04
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Romeiros e Carreiros iniciam caminho da Romaria do Divino Pai Eterno
Os fieis já estão percorrendo centenas de quilômetros, a pé ou em carros de boi, para pagar promessas em louvor ao Divino Pai Eterno | Foto: Divulgação

Os fieis já estão percorrendo centenas de quilômetros, a pé ou em carros de boi, para pagar promessas em louvor ao Divino Pai Eterno, em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia. A programação da festa na cidade começa na próxima sexta-feira (24/6).

Em Goiânia muitos devotos do Divino Pai Eterno já estão se preparando pra iniciar o percurso de 18km da saída da capital (proximo a GO-020) até a Basílica de Trindade. Os carreiros também começam a se preparar meses antes da festa, treinando os animais que puxam os carros de boi, e organizando todo equipamento de acampamento nas fazendas pelo caminho.

Há 60 anos, o carpinteiro João Modesto cuida da manutenção dos carros de boi para que nada saia errado. “Se colocar uma madeira que não presta, que é muito dura, [o carro de boi] não canta não. Tem que ter uma madeira macia. Quanto mais macia, melhor”, disse.

Continua após a publicidade

“No primeiro dia os animais podem dar um trabalhinho, mas, no segundo dia, já está mais tranquilo, vai amaciando”, disse o carreiro Edmar Pacheco.

Romaria do Divino Pai Eterno

A Festa do Divino Pai Eterno começa no dia 24 de junho. Durante os 10 dias de evento, são esperadas 5 milhões de pessoas circulando pela cidade. Nos dois anos anteriores, a Festa do Divino foi realizada de forma virtual devido a pandemia da Covid-19.

A Prefeitura de Trindade pede que os visitantes coloquem em dia as vacinas contra Covid-19 e gripe antes de ir à Festa do Divino. A administração municipal orienta ainda que os idosos e quem tem alguma comorbidade usem máscara facial nos ambientes fechados e caso entrem em alguma aglomeração.

Veja Também