Carga viral de covid-19 no esgoto volta a subir em Goiânia

Os pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG), monitoram a covid-19 no esgoto da cidade de Goiânia desde maio de 2021

Postado em: 21-06-2022 às 10h34
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Carga viral de covid-19 no esgoto volta a subir em Goiânia
Os pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG), monitoram a covid-19 no esgoto da cidade de Goiânia desde maio de 2021 | Foto: Reprodução

Os índices de concentração do vírus SARS-CoV-2 no esgoto da capital goiana voltaram a crescer nas últimas semanas e, atingiram nos últimos dias, taxas parecidas com a da segunda onda da Covid no primeiro semestre de 2021. Os pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG), monitoram a Covid-19 no esgoto da cidade de Goiânia desde maio de 2021.

Há algumas semanas esses valores vem crescendo, em especial nas últimas três semanas. Na semana epidemiológica de 29 de maio a 04 de junho a carga viral foi de 20 trilhões de cópias do vírus por dia para cada 10 mil habitantes, enquanto na semana de 12 de junho a 18 de junho essa carga subiu mais de sete vezes, sendo detectada uma carga de 142 trilhões de cópias por dia para cada 10 mil habitantes.

Após não detectar o vírus em algumas semanas de março de 2022, a carga viral demonstrou crescimento desde a semana epidemiológica 22 de 2022 e mantém-se em crescimento significativo nas semanas epidemiológicas 23 e 24 de 2022.

Continua após a publicidade

A concentração do vírus encontrada no esgoto coletado na terceira semana do mês de junho de 2022 é a maior em um ano (de junho de 2021 a junho de 2022), e a tendência tem sido de aumento da carga viral. Isso ocorre após algumas semanas de queda na concentração do material genético do vírus no esgoto, que era identificado em níveis médios ou até mesmo inferiores ao limite de detecção.

Assim como explica a professora Gabriela Duarte, a frequência de ocorrência de covid-19 em uma comunidade pode ser estimada pela detecção do RNA do vírus no esgoto. “O monitoramento oferece uma importante ferramenta epidemiológica que sugere a necessidade urgente de medidas de controle sanitário para o enfrentamento da pandemia”.

Os resultados do monitoramento da covid no esgoto em Goiânia são publicados em boletins semanais pela Rede Vírus-MCTI.

Veja Também