Quinta-feira, 28 de março de 2024

Mesmo com inicio de inverno, Centro-Oeste não será afetado com baixas temperaturas

No inverno deste ano, a região Centro-Oeste será marcada por dias ensolarados, com baixas temperaturas à noite e raros eventos de chuva

Postado em: 21-06-2022 às 11h28
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Mesmo com inicio de inverno, Centro-Oeste não será afetado com baixas temperaturas
No inverno deste ano, a região Centro-Oeste será marcada por dias ensolarados, com baixas temperaturas à noite e raros eventos de chuva | Foto: Reprodução

O inverno que começa nesta terça-feira (21), e se estende até ás 22h04 do dia 22 de setembro, será marcado por chuvas abaixo de média e ventanias, no Brasil e no Hemisfério Sul, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Para o instituto, a estação será sinalizada por um período menos chuvoso nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte das regiões Norte e Nordeste do país. Enquanto há precisão de chuvas fortes concentrando-se no noroeste da Região Norte, leste do Nordeste e parte da Região Sul.

Inverno na região Centro-Oeste

No inverno deste ano, a região Centro-Oeste será marcada por dias ensolarados, com baixas temperaturas à noite e raros eventos de chuva. A maior chance de precipitação é no estado do Mato Grosso do Sul, com suspeita de ser mais impactados com as frentes frias.

Continua após a publicidade

Muitas áreas da região podem passar todo o inverno sem registrar nenhuma precipitação. Já outras regiões podem apresentar entre 20 e 30%, valor considerado bem abaixo dos recomendados para a saúde humana.

Apenas durante o mês de setembro, a previsão é de que chova um pouco acima da média no oeste, centro e leste de Mato Grosso do Sul e na porção oeste e sudoeste de Mato Grosso.

Durante este mês de julho no Mato Grosso do Sul, no oeste e sul do Mato Grosso e nas áreas do Sudeste de Goiás , receberão uma pequena passagem de ar polar. Já nas demais áreas do Centro-Oeste, a temperatura fica um pouco acima do normal com previsão até o mês de agosto.

André Amorim, do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO), também informou em nota para o Jornal O HOJE, que

”Não temos previsão de chuva por enquanto, à principio, até os próximos 15 dias estamos com uma massa de ar seco, mantendo todo o Brasil com estiagem e sem previsão de frente fria. O que temos é amplitude térmica, manhãs com temperaturas mais amenas e com baixa humidade relativa do ar”.

Previsão do tempo para o Estado

Para esta quarta-feira (21), também se destaca em Goiânia, céu claro, temperaturas amenas pela manhã e ao longo do dia , destaques para amplitude térmica e queda de umidade. A Capital pode chegar a 31ºC , com umidade relativa variando entre 25% a 85%.

Geada

A possibilidade de geadas para as áreas de Mato Grosso do Sul é considerada durante o mês de julho, quando se espera que as ondas de frio mais intensas do inverno passem sobre a Região Centro-Oeste. As áreas mais afetadas serão, a região sul de Goiás e o oeste e sul do Mato Grosso com previsão de frio intenso até o mês de julho.

Com os efeitos do La Niña, regiões como o leste e parte central do oceano Pacífico Equatorial, também sofrerá impactos no inverno desse ano. O fenômeno que provoca as baixas temperaturas, também trará chuvas a baixo da média para a região Sul. A La Niña também pode provocar frios abaixo da média por causa da entrada de massas de ar de origem polar, nos meses de julho e agosto.

Veja Também