Serra das Areis é monitorada

Lugar que servia como palco de chacinas ganha câmeras de segurança. Primeiras imagens já flagraram crimes

Postado em: 06-12-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Serra das Areis é monitorada
Lugar que servia como palco de chacinas ganha câmeras de segurança. Primeiras imagens já flagraram crimes

Wilton Morais*

Continua após a publicidade

A Serra das Areias, em Aparecida de Goiânia, é conhecida pelos altos índices de crimes. O espaço já serviu como cenário de horror, para desova de corpos, chacinas e vários outros crimes bárbaros. Pensando em garantir a segurança no espaço, e a preservação do meio ambiente, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia inaugurou este mês o sistema de monitoramento da Área de Proteção Ambiental Serra das Areias. Em pouco tempo de funcionamento, o sistema capturou diversas imagens de crimes. Em uma já encaminhada para a polícia, um homem nu acompanha duas crianças.

Uma das duas unidades, localizadas no setor Jardim Riviera, uma moradora da região que não quis se identificar falou ao O Hoje, do perigo na região. “Aqui é realmente muito perigoso. Mas essas câmeras de segurança não vão impedir ninguém de subir. A central só fica fechada, com o cadeado. Se tivesse pelo menos algum guarda, fazendo a segurança. Se bem que é perigoso até para ele”, relatou. 

Imagens

O outro equipamento está instalado no alto da Serra, mas devida a uma erosão na estrada que dá acesso ao alto, à reportagem do Hoje ficou impossibilitada de ir ao local. Apesar disso, as imagens já capturadas têm servido como meio de facilitar o trabalho da segurança. Uma das cenas mostram dois menores de idade treinando tiros com armas de brinquedo. A fiscalização conjunta entre a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Juizado da Infância e Juventude, permitiu que nesse caso, a Guarda Civil fosse acionada. Os jovens foram pegos em flagrante. 

Alcance

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Aparecida de Goiânia (SEMMA), Ezízio Barbosa, as duas câmeras de vigilância possuem infravermelho com alcance de um raio de 5 quilômetros. Os equipamentos monitorados 24 horas por dia por fiscais da SEMMA deverão ser ampliados. A pasta esclarece que uma empresa já foi contratada para instalar mais câmeras na Serra das Areias. 


Monitoramento deve evitar crimes bárbaros 

As imagens já utilizadas, após e durante o período de testes contribuíram também para que a Polícia Civil encontrasse carcaças de veículos. Para a PC, as imagens servirão de provas para crimes, e facilitará o serviço da corporação. A PC acredita que com os equipamentos, crimes bárbaros sejam evitados.

Entre os crimes realizados na Serra das Areias, o mais marcante foi há quatro anos. A chacina da Serra das Areias como ficou conhecida, resultou no assassinato dos jovens Neylor Henrique Gomes Carneiro, Raíssa de Sousa Ferreira, Daniele Gomes da Silva e Denis Pereira dos Santos. 

Até o final do ano passado, entre os assassinos, apenas Thaygo Henrique Alves Santana era o único entre os suspeitos ainda vivo. À época, de acordo com a Polícia Civil, o crime havia sido planejado por ele, motivado por ciúmes da namorada, que era adolescente. A jovem trocava mensagens em uma rede social com Neylor.

Ainda este ano, outro crime tomou conta dos noticiários. Em setembro, o corpo da jovem Núbia Ribeiro Lemes Rosa, 19 anos, foi encontrado queimado na Serra das Areias. Poucos tempo depois do crime ser descoberto, o servente de pedreiro Ranulfo Pereira de Jesus Júnior, 29 anos, foi preso.

À época, a Polícia Civil informou que o casal tinha um relacionamento conturbado e já tinha se separado várias vezes.  A Delegacia Estadual de Investigações de Homicídios (DIH) havia recebido a denúncia de forma anônima. O denunciante havia informado que o casal desaparecido estaria morto e os corpos estariam na Serra das Areias. Sem imagens de monitoramento na área, a delegacia deu início a uma busca na região e chegou a utilizar um helicóptero por causa da extensão do local. (Wilton Morais é integrante do programa de estágio do Jornal O Hoje, sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian). 

Veja Também