Mais de 47 mil exames marcados no 1º dia

De acordo com a secretária, modelo antigo do chequinho não existe mais. Intenção da pasta é proporcionar maior agilidade à pacientes

Postado em: 06-12-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Mais de 47 mil exames marcados no 1º dia
De acordo com a secretária, modelo antigo do chequinho não existe mais. Intenção da pasta é proporcionar maior agilidade à pacientes

Marcus Vinícius Beck*

Continua após a publicidade

Isso porque foi implantado na última segunda-feira (4) um novo sistema de regulação na sede da Central de Regulação de Vagas, no Jardim Goiás, na região sul de Goiânia, que promete maior velocidade para pacientes que esperam por atendimento médico. Encabeçada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a iniciativa agendou mais de 47 mil procedimentos no primeiro dia de funcionamento.

Segundo a secretária de saúde, Fátima Mrue, o modelo antigo que era denominado de ‘chiquinho’ não existe mais. “Agora, com a implantação dessa nova estrutura tecnológica, os procedimentos serão marcados em nossas unidades de saúde. Ao ser inserido no sistema, o paciente já é informado em tempo real com o local e a data para a realização dos exames”, afirma a titular da SMS. 

Atualmente, o tempo médio para cada atendimento é de até dez minutos para cada paciente, já que informações pessoais dos cidadãos vão ter de ser inseridas na nova plataforma. Além disso, conforme informações da titular da secretaria de saúde, a pasta vem reforçando as equipes e deslocando servidores da Central de Regulação às unidades. A expectativa é de que na próxima semana haja guichês específicos para atender as demandas da população. 

“O objetivo desse remanejamento é tirar as dúvidas dos cidadãos e realizar a marcação de exames com agilidade, eliminando as filas que podem surgir neste período”, explica Mrué. A orientação, caso o paciente já tenham formalizado um pedido de exame, é que se direcione à unidade de saúde mais próxima para atualização do documento e agendamento no novo sistema. 

A Prefeitura de Goiânia disse que investiu na capacitação dos servidores administrativos de 141 unidades e realizou inúmeros cursos teóricos e práticos cujo propósito era, justamente, atualizar a nova plataforma. A nova etapa de implantação do novo sistema é para os exames de alta complexidade. De acordo com Mrué, a estimativa é de que o novo sistema já esteja funcionando em 15 dias. 

Hospital das clínicas

Em julho, a prefeitura de Goiânia cancelou a emissão dos chequinhos para autorização de consultas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), no Hospital das Clínicas. Na ocasião, o guichê chegou a ser fechado por tempo indeterminado. O hospital chegou a sugerir que, quem precisa marcar procedimentos médicos, deveria recorrer à outra unidade de saúde. A suspensão provocou críticas por parte de vários pacientes que estavam esperando para ser atendido. (Marcus Vinícius Beck é estagiário do jornal O Hoje, sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian) 

Veja Também