Circuito das Cavalhadas chega a São Francisco de Goiás neste final de semana

Mais de 10 mil pessoas são esperados para o festejo.

Postado em: 22-06-2022 às 17h46
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Circuito das Cavalhadas chega a São Francisco de Goiás neste final de semana
Mais de 10 mil pessoas são esperados para o festejo | Foto: Divulgação

A cidade de São Francisco de Goiás é a próxima a sediar as Cavalhadas no Estado. A festa será promovida no sábado e domingo (25 e 26/6) no estádio municipal da cidade. São esperadas mais de 10 mil pessoas para os festejos, que tiveram origem no município em 1850.

As Cavalhadas de São Francisco começam com as embaixadas do Rei Cristão propondo uma saída diplomática para o conflito ao Rei Mouro. Dessa forma, ele oferece dinheiro e a mão de sua filha em casamento ao rei mouro, pois os cristãos não queriam a guerra. No entanto, os mouros não aceitam a proposta de paz e desafiam o Rei Cristão.

Assim, as Cavalhadas englobam a encenação dessa batalha e as carreiras, onde cada cavaleiro sai pela cidade em direção ao campo carregando uma lança, uma espada ou uma garrucha, simbolizando as sangrentas lutas. Após muitas carreiras de combate, os cristãos prendem os mouros, que recebem o batismo cristão. Durante a festa, são disparados mais de mil tiros de festim.

Continua após a publicidade

Circuito das Cavalhadas de Goiás

Os municípios goianos que participam do circuito das Cavalhadas receberam auxílio de R$ 3,1 milhões, entre 2021 e 2022 por parte da Secretaria de Estado de Cultura. O Circuito das Cavalhadas visa fortalecer as tradições goianas, divulgar as manifestações culturais do interior e promover o turismo e a economia dos municípios participantes.

Ao todo, 12 municípios integram o Circuito das Cavalhadas: As cidades de Santa Cruz de Goiás, Posse, Jaraguá, Pirenópolis realizaram as festas na primeira metade de junho. Palmeiras de Goiás e Hidrolina promoveram suas manifestações culturais no último final de semana.

Já neste final de semana, além de São Francisco de Goiás, Crixás também celebra suas Cavalhadas. Em Santa Terezinha de Goiás, a festa será no mês de julho. Em Pilar de Goiás e Corumbá de Goiás, a batalha entre mouros e cristãos será encenada em setembro. A Cidade de Goiás fecha o circuito no mês de outubro.

Com informações da Secretaria de Estado de Cultura

Veja Também