Câmara aprova projeto que fornece exames oftalmológicos para filhos de funcionários da Comurg

Nesta quarta-feira (20/6), a Câmara Municipal de Goiânia aprovou o projeto de lei 261/2021, que propõe um programa de avaliação oftalmológica para

Postado em: 22-06-2022 às 18h36
Por: Ana Bárbara Quêtto
Imagem Ilustrando a Notícia: Câmara aprova projeto que fornece exames oftalmológicos para filhos de funcionários da Comurg
Os exames serão agendados pela direção da Comurg, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). | Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (20/6), a Câmara Municipal de Goiânia aprovou o projeto de lei 261/2021, que propõe um programa de avaliação oftalmológica para filhos de trabalhadores da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). 

A proposta prevê o fornecimento de óculos, exames de acuidade visual e avaliação de resultados. “A ideia é garantir saúde visual aos filhos desses importantes trabalhadores, a fim de incentivá-los também nos estudos”, explica o autor do projeto, vereador Clécio Alves (MDB).

Ainda conforme o projeto, os exames serão agendados pela direção da Comurg, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A SMS, irá disponibilizar aos pais os comprovantes das consultas. Já em casos de doenças oftalmológicas mias graves, a Secretaria pode disponibilizar acompanhamento médico e suporte às crianças, com anuência dos pais.

Continua após a publicidade

A intenção é de que avaliações sejam feitas no início de cada ano. Além disso, o Poder Executivo pode estabelecer parcerias com os Governos Federal e Estadual. Por meio da iniciativa privada, o Executivo poderá pedir fornecimento de óculos e lentes ao programa.

Evasão escolar

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o Brasil tem de 25 a 30 mil crianças cegas, devido doenças oculares que poderiam ser evitadas ou tratadas precocemente.

Além disso, 80% das crianças que possuem baixa visão nunca sequer fizeram exame de vista. Entre problemas apresentados pelo não uso de óculos, estão estrabismo e ambliopia – esta última uma das principais causas de cegueira infantil.

Veja Também