Goiânia disponibiliza vacinação contra Covid-19 e influenza neste final de semana

Neste sábado (25/6), a Prefeitura de Goiânia irá disponibilizar três locais para a vacinação contra Covid-19 e Influenza. A testagem ampliada para pessoas assintomáticas ao coronavírus permanecerá até domingo (26/6) e poderá ser feita na modalidade tenda, com necessidade de agendamento e por drive-thru sem precisar agendar.

Postado em: 24-06-2022 às 19h17
Por: Ana Bárbara Quêtto
As duas unidades não aplicarão vacinas de rotina, que estarão disponíveis no domingo (26/6), também das 08h às 17h. | Foto: Secom

Neste sábado (25/6), a Prefeitura de Goiânia irá disponibilizar três locais para a vacinação contra Covid-19 e Influenza. A testagem ampliada para pessoas assintomáticas ao coronavírus permanecerá até domingo (26/6) e poderá ser feita na modalidade tenda, com necessidade de agendamento e por drive-thru sem precisar agendar.

Ao todo, são duas unidades de saúde, com o horário de funcionamento das 08h às 17h, e uma unidade móvel da van da VacinAção, que ficará estacionada das 08h às 16h, no Parque da Lagoa. A van da VacinAção atende pessoas com idade acima de 12 anos, para vacinas contra Covid-19 e Influenza, conforme as especificações preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS).

Em relação às unidades de saúde, o Centro Municipal de Vacinação (CMV), no Setor Pedro Ludovico, e o Ciams Urias Magalhães, no Setor Urias Magalhães, irão entregar, cada um, 500 senhas para aplicação de vacinas aos públicos específicos contra Influenza, sarampo e Covid-19.

Continua após a publicidade

As duas unidades não aplicarão vacinas de rotina, que estarão disponíveis no domingo (26/6), também das 08h às 17h.

Covid-19

A vacinação contra Covid-19 está disponível para crianças com acima de 05 anos, segundo os critérios estabelecidos para o recebimento das doses. As pessoas com 40 anos ou mais precisam completar o esquema vacinal com a aplicação da segunda dose de reforço (4ª dose), bem como os adolescentes de 12 a 17 anos, que já podem tomar o primeiro reforço (3ª dose).

Adolescentes com acima de 12 anos, precisam apresentar documento com foto, comprovantes de vacinação e endereço. As crianças devem apresentar, obrigatoriamente, o Cartão de Vacinação, um documento e o comprovante de endereço.

Os pais que não puderem acompanhar os filhos precisam preencher autorização para que outras pessoas acompanhem a criança. O documento está disponível no site da Prefeitura.

A vacinação acontecerá no Centro Municipal de Vacinação (CMV) e Ciams Urias Magalhães. Já a unidade móvel (van da VacinAção), estará localizada no Parque da Lagoa.

Influenza

Estão aptos à tomar a vacina da Influenza: idosos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, crianças de seis meses a menores de 05 anos (04 anos, 11 meses e 29 dias), professores, indígenas, agentes das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas socioeducativas, comorbidades ou deficiência permanente, além dos imunossuprimidos.

Os trabalhadores da saúde, professores, caminhoneiros e agentes das Forças Armadas, para receber a dose, devem apresentar documento que comprove a atividade, como contracheque ou crachá.

As gestantes devem apresentar ultrassonografia ou exame Beta HCG, e os idosos, por sua vez, um documento pessoal com foto. As crianças, obrigatoriamente, terão de apresentar o Cartão de Vacinação e um documento. Já os imunossuprimidos, qualquer comprovante, como receita e relatório médico.

A vacinação acontecerá no Centro Municipal de Vacinação (CMV) e Ciams Urias Magalhães. Já a unidade móvel (van da VacinAção), estará localizada no Parque da Lagoa.

Sarampo

Em relação ao sarampo, a vacina está disponível para trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a menores de 05 anos. Os trabalhadores da saúde necessitam apresentar documento que comprove a atividade, como contracheque, crachá, dentre outros. As crianças devem apresentar, obrigatoriamente, o Cartão de Vacinação e um documento de identificação.

A vacinação acontecerá no Centro Municipal de Vacinação (CMV) e Ciams Urias Magalhães.

Testagem Ampliada

Para efetuar o teste, é necessário estar assintomático (sem sintomas gripais). O morador deve levar um documento pessoal, além do comprovante de endereço. O atendimento é das 08h às 16h, com disponibilidade de 1,5 mil testes por local de testagem.

A Secretaria de Saúde disponibilizará seis locais no sábado: Praça da Feira, Cepal da Vila Abaja, Praça da Juventude do Jardim das Aroeiras, Parque da Lagoa (Projeto Viver Cidade), Praça do Comerciário (drive-thru) Parque da Lagoa e Ginásio Poliesportivo do Jardim Guanabara (drive-thru).

Já no domingo a testagem pode ser feita na: Praça da Juventude do Setor Novo Horizonte, Praça da Feira, Praça do Ginásio de Esportes Orlando de Morais, Estacionamento do Parque Mutirama, Praça da T-8 (drive-thru), Em frente à Escola Municipal Waterloo Prudente (drive-thru).

Veja Também