Cerca de 300 mil pessoas devem passar pelo Centro de Apoio ao Romeiro

Após dois anos sem a romaria, fiéis voltam à caminhada

Postado em: 25-06-2022 às 08h37
Por: Daniell Alves
Imagem Ilustrando a Notícia: Cerca de 300 mil pessoas devem passar pelo Centro de Apoio ao Romeiro
Após dois anos sem a romaria, fiéis voltam à caminhada | Foto: Divulgação

A expectativa é de que mais de 300 mil pessoas passem pelo Centro de Apoio ao Romeiro (CAR) de Trindade, que funcionará 24 horas por dia até 3 de julho na Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno. O espaço foi inaugurado na sexta-feira (24) pelo Estado. 

Para receber os fiéis, o CAR tem 4,2 mil metros quadrados de área. O centro conta com espaço para descanso, capela para orações, banheiros químicos e atendimentos em saúde. De acordo com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), neste ano, a estrutura funciona em um novo local: o Parque dos Romeiros da Prefeitura de Trindade, a 600 metros do antigo espaço, no quilômetro 10 da GO-060. 

Ele tem aproximadamente 9 mil metros quadrados de área destinada ao lazer, à convivência e à religiosidade. O local conta ainda com espaço para realização de eventos, como feiras e palestras, além de duas estações do romeiro, que servem como paradas para momentos de oração durante todo o ano.

Continua após a publicidade

O reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, padre João Paulo Santos fez a benção da estrutura. “Os peregrinos têm, neste local, a possibilidade de refazer a sua força e sua energia para chegarem bem ao Santuário e manifestarem a sua fé, devoção e culto de adoração ao Pai Eterno”, avaliou.

Apoio aos Romeiros

São oferecidos no CAR, por meio de parcerias, testes de glicemia, aferição da pressão arterial e testagem rápida para a Covid-19. Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Trindade permanece de prontidão no local, inclusive com médicos. Já a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros garantem suporte com um grupamento de apoio, composto por ambulância de resgate de plantão 24 horas.

Há também distribuição de leite com canela, café, chá, suco, água, pão com manteiga e pão com mortadela. Os lanches serão ofertados aos romeiros, gratuitamente, a qualquer hora do dia ou da noite. Cerca de 150 pessoas trabalham em cada turno na produção e distribuição. “Além do novo local, a nossa presença aqui tem um significado especial. Após dois anos, podemos voltar a oferecer carinho, conforto e acolhimento aos romeiros do Divino Pai Eterno”, afirmou a diretora geral da OVG, Adryanna Melo Caiado. 

Os fieis já estão percorrendo centenas de quilômetros, a pé ou em carros de boi, para pagar promessas em louvor ao Divino Pai Eterno, em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia. A programação da festa na cidade começa na próxima sexta-feira (24/6).

Em Goiânia muitos devotos do Divino Pai Eterno já estão se preparando pra iniciar o percurso de 18km da saída da capital (proximo a GO-020) até a Basílica de Trindade. Os carreiros também começam a se preparar meses antes da festa, treinando os animais que puxam os carros de boi, e organizando todo equipamento de acampamento nas fazendas pelo caminho.

Máscaras

Durante a Romaria de 2022, em Trindade, a orientação é que os idosos e pessoas com comorbidades usem máscara facial. A prefeitura da cidade vai colocar dois vacimóveis, veículos estruturados com equipes e imunizantes para atuar em diferentes pontos. Haverá vacinação em parceria com o Estado para quem ainda não tiver atualizado o cartão de vacinação. As diretrizes estão levando em conta o cenário da pandemia da Covid-19 e número de visitantes. 

A expectativa é receber 5 milhões de pessoas. De acordo com a prefeitura, neste ano será implantado o Parque dos Romeiros, na GO-060, para dar acolhimento, ainda na rodovia, às pessoas que vierem a pé, mantendo a tradição secular da Romaria até Trindade. O espaço foi oferecido para a montagem, a partir de 2022, da barraca da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), junto com atendimentos da prefeitura, em grande parte voltados para atendimentos emergenciais.  

O município fez mapeamento para direcionar rotas internas de trânsito. Também redefiniu o dia de realização de dois eventos que atraem multidões todos os anos, os desfiles de Carros de Boi e de Muladeiros, que em 2022 serão na mesma data. (Especial para O Hoje).

Veja Também